OPINIÃO

2017: O ano do (espírito) empreendedor!

(Imagem: FreePik)

Decidir realizar uma tarefa difícil; Tentar; Pôr em execução; Realizar, esses são alguns dos significados da palavra EMPREENDER. Ser ou ter um espírito empreendedor é algo que transcende a questão de abrir uma empresa, aliás, inúmeras pessoas que abrem empresas são apenas empresários.

Estamos começando mais um ano, e como de costume, nesse momento escrevemos metas e objetivos no papel para que cheguemos ao final desses 12 meses (ou praticamente 11 meses, já) mais satisfeitos e realizados conosco e com a vida. Entretanto, de nada basta as palavras escritas se não houver atitude. Atitude em fazer acontecer. Atitude em encarar as questões de frente e arranjar maneiras de mudá-las. E é desse espírito e dessa atitude que nasce um empreendedor.

A atitude é uma pré-disposição para agir. É maneira única que cada um de nós vê, sente e encara as situações que enfrentamos no dia a dia. Ter uma atitude empreendedora é a pré-disposição que as pessoas têm de realizar um projeto, um sonho, independente de qual seja ele. É a vontade de fazer mudanças, de inovar não só no trabalho, mas na vida de modo geral, e consequentemente gerar progresso e conquistas.

Não adianta esperar que as coisas caiam do céu (dos governantes, da família, ou seja lá de onde você espera o seu milagre), quando se quer realizar algo tem que correr atrás.

Essa é a principal diferença quando se fala de atitude empreendedora. O verdadeiro empreendedor, é aquela pessoa que tem um espírito diferenciado, é aquele que na maioria das vezes olha os obstáculos com otimismo e positividade. São pessoas motivadas e diferenciadas na sua perspectiva de futuro. Pessoas que arregaçam as mangas e fazem acontecer.

É importante ressaltar que estamos aqui falando do espírito empreendedor, e não do fato de se ter ou não um CNPJ. Ter uma atitude empreendedora é algo individual, tem a ver com a postura pessoal. É uma disposição para vencer obstáculos, superar dificuldades. É aquele que quer mais da vida. Que quer criar mais. Executar mais. Realizar mais!

O espírito empreendedor independe de cargo, nível na sociedade ou área do conhecimento, por exemplo. Em todo lugar há pessoas empreendedoras, que tenham essa atitude, essa inquietação, essa vontade de gerar mais progresso onde quer que estejam.

E cada vez mais essa atitude empreendedora será importante. É preciso criar novas respostas e se prontificar a se renovar e se reinventar sempre. Afinal, somos nós que definimos a nossa vida. Somos nós que protagonizamos nosso caminho e escolhemos até onde estamos dispostos a lutar na busca pela realização de nossos sonhos.

Faça de 2017 o seu ano! Mantenha o espírito empreendedor!

***** ***** ***** ***** *****

Natalia Fernandes. Empreendedora, Jornalista e Assessora de imprensa. Bacharel em Comunicação Social e MBA em Controladoria e Finanças. Sócia-fundadora da agência Zaru Comunicação.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Leitor-Articulista

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017