ESPECIAIS JORNALISMO

Programa policial? Faccioli comanda revista eletrônica para a família na Rede TV

(Imagem: Divulgação/Rede TV)

Engana-se quem acha que a Rede TV vai estrear programa para concorrer diretamente com ‘Brasil Urgente’, de José Luiz Datena, na Band, e o ‘Cidade Alerta’, de Marcelo Rezende, na Record. Na contramão, a emissora resolveu apostar em revista eletrônica com foco na família chamada de ‘Olha a Hora’. Vai ser uma espécie de programação diferente para quem não quer assistir os já conhecidos policiais. A apresentação ficará a cargo de Luciano Faccioli, que conversou com a reportagem do Portal Comunique-se nesta semana. Além dele, o superintendente de jornalismo e esportes do canal, Franz Vacek, falou sobre a mais recente aposta.

Tem exatamente um ano que Faccioli chegou à Rede TV. De lá para cá, ele passou pela ‘Super Faixa do Esporte’ e pelo principal jornalístico da casa, o ‘Rede TV News’. A parceria com o veículo que acaba de presenteá-lo com um programa de mais de duas horas é vista por ele como trabalho em equipe. “Não se faz nada sozinho em TV. Fui muito bem recebido aqui e a turma se identifica com as propostas. Conseguimos alavancar a audiência e acredito muito no novo projeto”. A ideia de Faccioli com o ‘Olha a Hora’ é “bater papo” com o telespectador, literalmente. “Não vou apresentar nenhum programa na Rede TV como andam dizendo. Vou conversar com as pessoas em casa a partir das 17h”.

Ao falar sobre o horário (17h às 19h15), o jornalista garante que o programa não vai concorrer diretamente com os policiais. Faccioli explica que vai duelar pela audiência com todas as emissoras, mas que o foco é outro. “Vamos fazer um programa popular, jamais popularesco. Nossa pauta será diversa. Vai ser uma grande revista eletrônica para debater casos do dia a dia, histórias exemplares de vida, reportagens que influenciam diretamente quem está assistindo. Inevitavelmente, teremos cobertura policial, mas não será a nossa única abordagem”.

Foi exatamente isso que Vacek comentou com a reportagem do Portal Comunique-se. O superintendente do canal afirma que a análise de programação foi feita de fora para dentro. A ideia era aproveitar da melhor maneira possível o talento de Faccioli para a comunicação. “Só depois disso olhamos para os concorrentes. Percebemos que há carência nesta faixa de horário e o ‘Olha a Hora’ vem exatamente para suprir isso. Vai ser a nossa contra programação”. O executivo promete que a partir de segunda-feira, 9, um programa “fora da caixinha” passará a ser exibido na TV aberta. “Vai fugir totalmente dos padrões. Queremos investir em linguagem de desenho animado, tudo alinhado à tecnologia. O telespectador vai participar ativamente da construção deste projeto”.

‘Olha a Hora’ com quadros e interatividade
Os detalhes da atração foram revelados com exclusividade para a reportagem do Portal Comunique-se. Faccioli revela que diversos quadros foram criados e eles devem aparecer no programa de maneira aleatória. “Não queremos nada ‘engessado’, roteirizado! Isso é muito chato. Teremos os quadros e eles serão exibidos de acordo com a necessidade da pauta”. Neste sentindo, todos os projetos rementem ao nome da atração, que inclusive é um bordão do jornalista. O projeto prevê espaço para dar voz às pessoas, quadro de visita aos bairros, sob comando de Ricardo Neves, a ‘Hora do Esporte’ e outros que ainda não foram nomeados. “Na estreia, o Neves vai mostrar a dificuldade de locomoção em São Paulo, como as pessoas que têm necessidades especiais andam pelas calçadas esburacadas, como a terceira idade faz para lidar com os problemas do transporte público e muito mais”. O programa será totalmente interativo, explica o apresentador.

Faccioli começou a entrevista falando sobre o trabalho em equipe, e foi assim que terminou. Orgulhoso pelo projeto, ele cita o time de jornalistas que vai ajudar a contar as diversas histórias. Além de Neves, Renata Teodoro, João Paulo Vergueiro e outros dois repórteres novatos estarão no grupo. O ‘Olha a Hora’ conta, ainda, com o suporte dos correspondentes nas praças e no exterior, e do jornalismo do canal. O apresentador promete que três públicos ficarão satisfeitos com o novo programa: a audiência quem vem da Sônia Abrão (o programa ‘A Tarde é Sua’ vai entregar público para o ‘Olha a Hora’), quem não quer ver violência e quem acompanha o Faccioli desde que chegou a São Paulo.

O ‘Olha a Hora’ será exibido de segunda a sexta, das 17h às 19h15, ao vivo. A direção é de Ari Borges e a estreia é na próxima semana, dia 9.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Nathália Carvalho

Nathália Carvalho

Jornalista com oito anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017