TEC & REDES

7 aplicativos gratuitos de realidade virtual

Confira uma breve lista dos VR APPs que já estão disponíveis nas lojas de aplicativos e que permitem experimentar a realidade virtual no conforto da sua casa.

Facebook: um dos apps mais conhecidos e baixados no mundo, atendendo às novas demandas da tecnologia no mundo multimídia, saiu na frente e já permite a visualização de vídeos 360º para quem tem conta na rede social. Além disso, Mark Zuckerberg também espera inovar em 2017 com as transmissões ao vivo no Facebook em 360º.

Youtube: outro app bastante conhecido que também permite a visualização de conteúdos em realidade virtual. A cada dia que passa mais vídeos 360estão sendo disponibilizados, graças às câmeras que estão tornando-se mais acessíveis. Os vídeos do Youtube são uma excelente experiência visual.

Google Street View: presente em quase todo o planeta é uma ótima opção para conhecer os conteúdos em realidade virtual com fotos em 360º. Com seu celular e um óculos VR é possível visualizar qualquer lugar no mundo e olhar ao redor como se estivesse no local. Perfeito para quem quer explorar locais desconhecidos, praticar turismo virtual ou ter um campo aberto para o estudo e ensino nas escolas.

RYOT VR: O aplicativo contém vídeos de notícias e documentários curtos em 360º, dando aos usuários a oportunidade de participar interativamente de histórias do mundo inteiro. Usuários do app têm acesso a imagens em meio a cenários de guerras e desastres naturais, bem como histórias de superação com visuais em 360º de tirar o fôlego.

VRSE – Within VR: desenvolvido com bastante cuidado, é uma das melhores maneiras ter uma percepção da realidade virtual cinematográfica. Nele há filmes curtos, documentários, belas imagens, além de um pouco de comédia.

Discovery VR: possui um grande número de vídeos interessantes que rodam muito bem em um dispositivo de realidade virtual. É possível se aventurar em um satélite do espaço, em um mergulho entre tubarões ou até mesmo em um asilo mal assombrado. São inúmeras opções que garantem algumas horas de entretenimento.

Incell VR: com uma história básica sobre a proteção de um ser humano a nível celular, o jogo se desenvolve na forma de uma corrida. Nele a sua missão é se esquivar ou coletar objetos. Bem divertido e com um belo visual.

Vale lembrar que para experimentar a realidade virtual, fazendo uso do smartphone, é preciso ter um dispositivo de visualização (óculos para acoplar o celular). Existem diversos modelos no mercado, desde a caixinha de papelão “Google Cardboard” até equipamentos bem desenvolvidos, com lentes de altíssima qualidade, como Oculus Rift ou Samsung Gear VR.

***** ***** ***** ***** *****

Maria Fernanda Lauret. Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – na UFES. Trabalhou na Rádio Universitária, no Jornal A Gazeta, e atualmente com Jornalismo e documentários em Realidade Virtual.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Ryot

Ryot

Fundada por Bryn Mooser e David Darg, em 2012, a empresa de mídia faz do jornalismo um meio de motivar pessoas de todo o mundo a se tornarem parte da notícia, proporcionando diversas possibilidades de impactar o mundo de forma positiva. Através da realidade virtual, o fato dos espectadores estarem literalmente imersos nas histórias contadas pela RYOT – que foi comprada pela Huffington Post/AOL em 2016 – promove ao público experiências imersivas em histórias de diversas partes do mundo de maneira mais ampla, realística e tocante.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino