JORNALISMO

Afiliada da Globo, TV Tem demite mais de 30 profissionais em reestruturação

afiliada da Globo-TV Tem-demissão-reestruturação
(Imagem: Radialistas SP)

Na última semana, a TV Tem, afiliada da Globo no interior de São Paulo, dispensou pelo menos 36 profissionais de seu quadro de funcionários. Os cortes na emissora foram realizados nas praças de São José do Rio Preto, Sorocaba, Bauru e Itapetininga. Dos demitidos, ao menos nove eram jornalistas.

A reportagem do Portal Comunique-se apurou que as demissões na empresa foram motivadas por reestruturação de equipe e diminuição de custos. Em Sorocaba, foram demitidos quatro jornalistas e 12 colaboradores da área administrativa; em Bauru, foram dispensados quatro jornalistas e cinco profissionais de outras áreas (destes cinco, três cargos foram repostos); em Itapetininga, quatro trabalhadores foram cortados da empresa, enquanto em São José do Rio Preto foram sete despedidos.

Entre os profissionais demitidos estão os apresentadores João Spode, que comandou o ‘Tem Notícias’ para a praça de São José do Rio Preto durante sete anos, e Renata Golombieski, que comandava o ‘De Ponta a Ponta’ desde setembro de 2016, programa exibido em rede que foi encerrado.

As demissões em massa estão sendo acompanhadas por duas entidades do estado de São Paulo: o Sindicato dos Jornalistas Profissionais – por meio da regional de Sorocaba – e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão.

“Os sindicatos procuraram a empresa de comunicação e fizeram o primeiro contato em reunião informal. Estamos avaliando qual caminho tomar e o que pode ser feito sobre as demissões”, disse a diretora regional do Sindicato dos Jornalistas em Sorocaba, Fabiana Caramez.

de ponta a ponta - tv tem - afiliada da Globo - demissões-reestruturação
(Imagem: Divulgação)

Fim do ‘De Ponta a Ponta’

Por meio de sua fan page no Facebook, Renata Golombieski falou sobre o fim do programa e de sua saída do canal. “Não temos mais encontro marcado todos os sábados. Pelo menos não na TV Tem. A emissora na qual trabalhei por 10 anos decidiu encerrar esta temporada do programa ‘De Ponta a Ponta’ e, assim, quase toda a equipe foi desligada da empresa, inclusive eu. Agradeço a vocês, meus queridos e queridas que, durante todo esse tempo, estiveram aí do outro ladinho me acompanhando”.

A atração descontinuada pela emissora foi reconhecida como o melhor programa regional de 2015, durante o 2º Prêmio Globo de Programação. Na ocasião, a exibição concorreu com produções de mais de 100 afiliadas da TV Globo em todo o Brasil.

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com o setor de RH da emissora na terça-feira, 6, mas não obteve respostas. A apuração também tentou falar com a direção de jornalismo, que repassou os questionamentos para o jurídico, que até a tarde desta quinta-feira, 8, não se manifestou.

 

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Tácila Rubbo

Tácila Rubbo

Estudante do 7º semestre do curso de jornalismo da Fiam-Faam, 23 anos. Trainee de redação do Portal Comunique-se desde setembro de 2016. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Atualmente, é a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Além disso, cuida de produções externas e, claro, produz notas e reportagens especiais.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017