MAIS COMUNICAÇÃO TEC & REDES

Alerta sobre desastres naturais vai ser transmitido a celulares

(Imagem: FreePik)

Um sistema de alerta para catástrofes naturais começa a ser implantado nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Usuários de telefones móveis vão receber uma mensagem, em caso de risco imediato de uma inundação, por exemplo.

Os avisos serão enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil dos estados e municípios. O sistema contará com o trabalho das empresas de telecomunicações.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o assessor da Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade da Anatel, Vinícius Oliveira Caram Guimarães, explicou que o projeto-piloto vai funcionar inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina.

As cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, como ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

A partir desta quarta-feira, 1° de fevereiro, os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades selecionadas vão receber um convite para aderir ao programa.

Em caso de alerta de desastres naturais, as mensagens começarão a ser enviadas na próxima semana.

SOBRE O AUTOR

Radioagência Nacional

Criada em 2004 e disponibiliza, de forma gratuita, conteúdos produzidos pelas emissoras de rádio da EBC e pelas rádios públicas parceiras, entre reportagens, entrevistas, programetes e spots. Os áudios são utilizados por mais de 3 mil emissoras cadastradas, entre rádios comunitárias, públicas e privadas.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino