TCC

Baseado em 8 mil fotos, filme Onipresença é premiado no exterior

Capa do curta-metragem onipresença

O curta-metragem Onipresença (00:09:16, Cor, 2016, Brasil, Dir. Anderson Rodrigues) coloca em discussão a produção fotográfica contemporânea por meio da linguagem dos repórteres do futebol brasileiro. O filme é baseado na apropriação de 8 mil fotos de 14 profissionais – além do idealizador do projeto – presentes no clássico Corinthians x Palmeiras, dia 31 de maio de 2015, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

O filme será exibido no dia 17 de março de 2017 em Barcelona, no cinema Maldà, durante o OFFside Fest, um dos principais festivais de cinema de futebol do mundo. No dia 30 do mesmo mês, participa do Festival de Cinema de Lajeado, no teatro da Univates. ONIPRESENÇA já foi selecionado e premiado em festivais de arte e cinema no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Uruguai, Colômbia, Romênia e Bielorrússia.

O Filme Onipresença

Sem interferir na dinâmica dos fotógrafos, o diretor cria uma ficção destacada pelo processo criativo durante um ano, que inicia-se com a montagem “manual” da ordem cronológica das imagens (sem utilização de time code), passando pelo tratamento e edição, discutindo a unicidade do olhar, escolha por apropriação de áudios e composição das trilhas inovadoras (samba com rock metal) até a finalização: uma narrativa que pretende questionar a autoria assim como a hibridização atual entre fotografia, televisão e cinema.

ONIPRESENÇA leva o espectador para dentro de campo, onde é bombardeado com sequências de imagens de diversos ângulos e que retratam a atuação dos fotógrafos, do clique à publicação – ou não – na mídia.

Confira o trailer de Onipresença:

Plataforma para locação do filme:

https://indiehometv.festhome.com/ondemand_films/view_film/50926

Seleções oficiais em festivais de artes e cinema:

– 4o OFFSIDE Fest, Barcelona, Espanha, 03/2017;

– 1o Festival de Cinema de Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil, 03/2017;

– AVI (Art Video International), Jerusalém, Israel, 12/2016;

– 7º CINEFOOT (Museu do Futebol, São Paulo, Brasil, 12/2016);

– 3º Festival de Cinema de Três Passos-RS (Brasil, 11/2016);  

– 8º LATINUY – Festival Internacional de Cine Latino de Punta del Este Uruguay (Punta del Este, Uruguai, 11/2016);

– 2º TWISTED OYSTER Film Festival (Chicago, USA, 11/2016);

– 8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte (Buga, Colômbia, 10/2016);

– 12 MONTHS FILM FESTIVAL (Romênia, 10/2016);

– Encontro Estéticas das Periferias (Centro Cultural da Juventude de São Paulo, Brasil, 09/2016);

– 1º Festival Internacional de Curta-Metragem KINOSMENA (Minsk, Bielorússia, 09/2016).

Prêmios do filme Onipresença:

– Menção Honrosa na categoria Vídeo Arte no 8º Festival de Cine y Artes Visuales Bugarte (Buga, Colômbia, 10/2016);

– 2º Colocado na categoria curta-metragem no CINEFOOT (São Paulo, 12/2016)

– Melhor Filme Experimental de outubro no 12 MONTHS FILM FESTIVAL (Romênia, 10/2016)


O diretor por trás de Onipresença

Jornalista formado em 2001 pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Fotografia pela FAAP-SP (2016), Anderson Rodrigues tem vasta experiência em comunicação. Atua como freelancer para empresas, pessoas físicas e agências como Estado, Folhapress e O GLOBO, com fotos publicadas nos principais jornais e sites do país. Durante a carreira, também fotografou para veículos importantes, como Folha de S.Paulo, Lance!, Globoesporte.com, além do Governo do Estado de São Paulo e clientes privados, como Avast, Universidade Metodista de São Paulo, Agência Cucas e Grupo NSO (Viação Urubupungá, Santa Brígida e Caieiras).

Anderson tem experiência profissional na área jornalística atuando como assessor de imprensa, repórter na mídia impressa, fotógrafo e produtor de TV. Foi consultor sênior da In Press Porter Novelli, agência de comunicação, e responsável no Brasil pela conta Ambev-Brahma Futebol e projeto Movimento por um Futebol Melhor, em parceria com outras nove grandes empresas nacionais e multinacionais.

Já trabalhou como assessor de imprensa do São Caetano Futebol Ltda, um dos principais times de futebol do País, foi sub-editor de Esportes do jornal Diário do Grande ABC e repórter em imprensa escrita, como Terra/Esportes, jornal o Lance! e Globoesporte.com, assim como produtor da ESPN Brasil.

Em 2001, participou do livro-reportagem “Dia de Visita” (Vida de mulheres de presos do extinto Complexo do Carandiru), eleito o melhor em sua categoria dentre todas as universidades do país, segundo a INTERCOM (9a Expocom, Salvador, 2002). Já em 2016, concluiu a pós-graduação com o curta-metragem “ONIPRESENÇA”, filme baseado em 8 mil fotos de 14 repórteres – além das suas imagens – questionando a hibridização das linguagens, futuro da fotografia impressa e produção de arquivos digitais. Foi selecionado para exibições e premiado no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Israel, Colômbia, Romênia e Bielorrússia.

Site: www.andersonrodrigues.fot.br
CV em Lattes: http://lattes.cnpq.br/5260497128982373

  • Monografia ONIPRESENÇA
    Monografia ONIPRESENÇA
    fotojornalismo; futebol; fotografia; esportes; futebol; faap; hidridização
    Monografia entregue à FAAP no curso de Pós-Graduação em Fotografia (2016), sob orientação do Prof. Dr. Rubens Fernandes Junior
Anúncio do Dino Divulgador de Notícias - vire notícia na internet

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017