cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds A briga do Catraca Livre com o MBL | Artigo de Pedro Zambarda
Portal Comunique-se

A briga do Catraca Livre com o MBL

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds

Sobre o Jornalivre, sua vinculação com o Movimento Brasil Livre (MBL) de Kim Kataguiri, uma briga de bairro e Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre.

O jornalista Gilberto Dimenstein, dono do portal Catraca Livre, organiza uma festa de domingo chamada Armazém da Cidade. Fechando para carros a Rua Medeiros de Albuquerque, o encontro possui espetáculos de dança, artesanato, música e produção cultural entre 11hrs e 20hrs. Há venda de cerveja no local, autorizada apenas para maiores de 18 anos.

O caso virou uma briga de bairro com vizinhos que reclamam do barulho da festa. O publicitário Andre Kirkelis manifestou-se publicamente no Facebook neste começo de 2017 contra Dimenstein. A briga começou, segundo Kirkelis, quando ele tentou tirar “focos de dengue” de plantas colocadas pelo Armazém em pneus transformados em vasos de plástico.

A briga foi parar na política em fevereiro. Andre Kirkelis deu entrevista ao site de direita Antagonista, de Diogo Mainardi e Mario Sabino. Ele reclama que a rua na Vila Madalena é área residencial e que a festa deveria ser proibida.

Daquele dia em diante, Dimenstein resolveu responder aos ataques e diz que o Armazém está regular com a prefeitura..

O dono do Catraca Livre identificou, de maneira correta, que Kirkelis passou a entrar em contato com o vereador Fernando Holiday e o MBL. O braço de comunicação mais recente do Movimento Brasil Livre de Kim Kataguiri, após o site Folha Política e o canal de YouTube Ficha Social em 2015, é o Jornalivre.

Trata-se de um site de “notícias” sem assinatura que ataca os inimigos da direita. Chama todos que criticam seu espectro político de “extrema-esquerda”, incluindo Diário do Centro do Mundo, Folha de S.Paulo e até o novo diretor de redação da revista Veja, André Petry.

Dimenstein levou alguns dias mas descobriu o nome da pessoa por trás do Jornalivre. Trata-se de Roger Roberto Dias Andre, militante do Instituto Liberal de Joinville, em Santa Catarina, e denunciado neste mês de abril.

Assinando como “Roger Scar“, ele divulgou um editorial absurdo em que justifica o anonimato para se “proteger” porque o Brasil ia “virar uma Venezuela”.

Além do delírio em seu texto, Scar fez mais de 20 postagens atacando diretamente a pessoa de Gilberto Dimenstein, chamando-o de ex-jornalista e louco.

O  dono do Catraca Livre também ligou para o gabinete do vereador Holiday, cobrando satisfações porque ele divulga um site de difamação sem assinatura. O político eleito pelo MBL tirou o corpo fora e não respondeu às perguntas.

Gilberto Dimenstein encaminhou uma denúncia à delegacia de crimes digitais do Deic da Polícia Civil e está denunciando outro site de direita que faz ataques, o Sul Connection. Segundo o delegado que apura o caso, José Mariano de Araújo Filho, políticos como Fernando Holiday podem ser enquadrados como co-autores se o crime for provado.

No jornalismo de política, existe um jogo justo que é assinar com seu nome suas opiniões mesmo que desagradem adversários ideológicos. Quando sites fazem isso sem assinar, frequentemente hospedando domínios fora do país para não cumprir penas no Brasil, eles prestam um desserviço ético e jurídico com sua profissão. Se são jornalistas, devem responder pelo que publicam.

Roger Scar não sairia das sombras se Dimenstein não estivesse brigando com o MBL e com os vizinhos que não gostam de sua festa. É Roger, também, que aparentemente ligou atacando e sem se identificar para a agência de publicidade VML, a mesma que fez a campanha da Amazon criticando o prefeito João Doria Jr.

Aparentemente as brigas de bairro estão mesmo saltando mesmo para a política nacional.

Compartilhe
0
0

Pedro Zambarda

Jornalista e escritor. Teve experiência na Editora Abril (Exame.com) e Globo.com (TechTudo). Atualmente, é editor dos projetos DigiClub, Drops de Jogos e Geração Gamer, além de ser repórter do site Diário do Centro do Mundo (DCM), onde também apresenta vídeos e entrevistas no canal no YouTube.

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds