JORNALISMO TEC & REDES

BuzzFeed Brasil lança página voltada ao público feminino

Quem acompanha o BuzzFeed Brasil já deve ter percebido que o veículo lançou no Facebook a página BuzzFeed Pink, com foco no público feminino. A novidade tem ligação com os bons números da empresa diante deste target. A reportagem do Portal Comunique-se conversou com a editora-chefe do site, Manuela Barem, para entender como vão funcionar os trabalhos com a fanpage e o que o leitor pode esperar o projeto.

Lançado em maio, o espaço se define como o “lugar onde as mulheres brasileiras se encontram”. Mas, de acordo com Manuela, será muito mais do que isso. A jornalista que fundou o BuzzFeed no Brasil revela que o foco é abrir espaço para conteúdo voltado às mulheres e aprofundar temas e formatos voltados a esse público. “A ideia com o BuzzFeed Pink é oferecer um ambiente online totalmente feminino para que as mulheres se conectem, discutam temas diversos e se apoiem, coisas que já vimos acontecer na nossa página principal. Descobrimos que espaços como o BuzzFeed Pink é tendência internacional e, mesmo sem planejarmos, BuzzFeed Brasil, Índia e Espanha lançaram páginas com focos bastante parecidos”.

manuela barem buzzfeed pink4
Editora fundadora do BuzzFeed Brasil, Manuela Barem (Imagem: Nathália Carvalho)

Neste início (e até o fechamento desta reportagem), a fanpage reúne mais de 27 mil seguidores. Por enquanto, é um espaço de experimentação, argumenta a editora chefe. O leitor que curtir a página pode esperar conteúdos em diversos formatos, sendo que o entretenimento é a marca forte. A reportagem questionou Manuela se o BuzzFeed Pink vai impulsionar a criação de reportagens sobre o universo feminino. A jornalista explicou que entende o entretenimento como ferramenta importante para abordar os mais diversos temas, como diversidade, maternidade e feminismo.

“O BuzzFeed Pink nasceu da vontade de falar com as mulheres sabendo que cada mulher é um universo complexo, que não pode ser resumido em apenas um grupo do tipo “mãe”, “feminista”, leitora de beleza” ou “fã de séries cômicas”, excluindo uma característica da outra. Entendemos que uma jovem nos seus vinte e poucos anos pode querer entender mais sobre o uso do DIU, ao mesmo tempo em que curte ler sobre feminismo e consumir humor. Esta mulher existe e está nas redes sociais”, acrescenta Manuela.

Com diversos investimentos em equipe, o BuzzFeed Brasil decidiu que as mulheres do time são as responsáveis pelo conteúdo da página. Elas participam tanto da criação de conteúdo original como da tradução e adaptação de posts, vídeos e imagens que são compartilhadas diretamente na página. Por ora, além da atenção especial ao conteúdo, o veículo tem como foco aumentar a audiência da fanpage.

Para conhecer o trabalho do BuzzFeed Pink, basta clicar aqui.

Leia mais:

Com foco em redes sociais, BuzzFeed se consolida no Brasil com investimento em notícia e novo escritório

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Nathália Carvalho

Nathália Carvalho

Jornalista com oito anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017