JORNALISMO

Carro alegórico atinge jornalistas

carro alegórico - tv globo - paraíso do tuiuti
Momento em que carro alegórico atinge pessoas na Marquês de Sapucaí; jornalistas estão entre os feridos (Imagem: Reprodução/TV Globo)

Um acidente com o último carro alegórico da escola de samba Paraíso do Tuiuti envolveu jornalistas. Segundo informações de veículos como G1 e oglobo.com, profissionais da imprensa foram prensados na grade que separa a pista da Marquês de Sapucaí da arquibancada – devido a erro de manobra com a alegoria. O caso mais grave é da diretora da agremiação responsável por abrir os desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro, Maria de Lourdes de Moura, de 58 anos. Em estado grave, ela foi levada ao hospital com fraturas expostas nas pernas e traumatismo craniano.

Entre os jornalistas feridos no acidente com o carro alegórico estão Bárbara Campelo e a dupla do jornal carioca O Dia, Cacau Fernandes e Severino Silva. Repórter da rádio Ação FM, Elizabeth Jofre é outra na lista das 20 pessoas que, segundo o site do Extra, foram envolvidas no acidente. Com fratura no fêmur, Elizabeth foi encaminhada ao Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro. Também levada ao Souza Aguiar, a fotógrafa Lúcia Mello sofreu fratura exposta na perna e traumatismo craniano levo — apesar disso, os médicos informaram a equipe do Extra que o estado de saúde dela é considerado intermediário.

Marido de Elizabeth e fundador da Ação FM, emissora sediada no bairro carioca de Santíssimo, o comunicador Paulino Carioca presenciou o acidente e explicou como o carro alegórico da Paraíso do Tuiuti atingiu as pessoas. “Estava na cabine fazendo a transmissão pela emissora. Foi muito rápido. Depois foi uma correria. Mas, infelizmente, as pessoas que estavam distraídas em função do término do desfile foram pegas de surpresa. A Eliza estava fazendo reportagem de pista e ficou imprensada na grade. A cena foi desagradável”, contou o radialista à versão online de O Globo.

Sem se ferir gravemente e sendo atendida no posto do sambódromo, Bárbara falou com a CBN. “Tenho que agradecer a Deus. Teve casos piores. Uma amiga teve fratura exposta na perna, a outra teve as duas pernas prensadas contra a grade. Eu fui derrubada e fui parar quase debaixo do carro alegórico”. Ela sofre luxações e escoriações nos braços, conforme contou à emissora mantida pelo Sistema Globo de Rádio.

Escola lamenta acidente com carro alegórico

Com o acidente, a direção da escola de samba divulgou nota oficial. No texto, a agremiação promete dar todo apoio às pessoas que ficaram feridas e explicar o ocorrido. “O Paraíso do Tuiuti lamenta profundamente o ocorrido durante o seu desfile na noite deste domingo de carnaval. A diretoria da escola manifesta o seu pesar e prontifica-se a prestar esclarecimentos assim que todas as causas do acidente forem apuradas. Esclarecemos que ofereceremos toda a assistência necessária ás vítimas deste irreparável episódio. Informamos que a alegoria envolvida no acidente será periciada pela Polícia Civil”, informa o documento.

TV Globo exibe acidente com carro alegórico

Responsável por exibir o desfile para todo o Brasil, a TV Globo acabou por transmitir as cenas do acidente. Depois do desfile da Paraíso do Tuiuti ser completado, a repórter Mônica Sanches conversou com o diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Elmo José dos Santos. O dirigente disse que a alegoria “desgovernou um pouquinho”. Ele ainda deu a entender que os culpados foram os profissionais atingidos. “Tinha pessoas que estavam fora da calçada. Estavam dentro da pista. Na verdade, nós sempre pedimos isso: as pessoas têm que estar lá na calçada, nos seus lugares”, afirmou, antes de encerrar: “vamos continuar o nosso espetáculo”.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

2 Comentários

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino