CARREIRA JORNALISMO

Columbia Journalism organiza curso de investigação

A Escola de Jornalismo da Universidade Columbia (Columbia Journalism School) e a Fundação Gabriel Garcia Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI) lançam um curso de Jornalismo Investigativo para repórteres da América Latina. O treinamento acontecerá em março de 2017, na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia.

O objetivo do acordo assinado por Steve Coll, reitor da Columbia Journalism School, e por Jaime Abello, diretor geral da FNPI, é o “desenvolvimento de atividades de formação e intercâmbio para jornalistas do continente americano, com o objetivo de impulsionar a excelência, a inovação e a ética jornalística aproveitando a trajetória e o reconhecimento que ambas instituições possuem em nível mundial.”

O primeiro curso será ministrado em espanhol e terá duração de duas semanas, de 6 a 17 de março de 2017. O material foi desenvolvido para jornalistas de todos os países ibero-americanos, que trabalham com qualquer plataforma de difusão de notícias (digital, escrita, áudio ou televisão) e que trabalhem com técnicas de jornalismo investigativo.

O programa abordará desde aspectos básicos da concepção de um projeto de investigação – como a construção de uma hipótese de trabalho e as técnicas para a estruturar o processo de realização de uma investigação – até administração e execução do projeto em sua fase final e em sua divulgação. Além disso, o programa terá um grande foco em investigações transnacionais.

As aulas serão oferecidas por professores de Columbia, mestres da FNPI e jornalistas ibero-americanos. Os instrutores ensinarão a obter e coletar informações de fontes externas, analisar, visualizar dados e contar histórias digitais em diferentes plataformas. Os participantes vão aperfeiçoar suas habilidades de pesquisa em registros públicos internacionais, utilização de documentos financeiros, técnicas de entrevista, estruturação de reportagens investigativas e utilização de ferramentas multimídia.

As inscrições para o curso estão abertas e podem se inscrever jornalistas em exercício , editores de projetos de investigação e professores universitários que fomentem o jornalismo investigativo em suas salas de aula.

Para se inscrever é necessário ter domínio oral e escrito de espanhol; ser jornalista em exercício ou professor de jornalismo e poder fornecer amostras de seu trabalho; ter experiência na prática do jornalismo (não necessariamente no jornalismo investigativo) e é desejável que os candidatos tenham domínio avançado de Excel e/ou de outros programas de administração de base de dados. Ao todo, serão selecionados 20 jornalistas para realizar o programa.

O custo da matrícula é de US$ 3.500. Esse valor inclui treinamento, material, almoços e lanches. Os demais gastos com viagem, alojamento, transporte local e jantar, assim como os gastos durante o final de semana são de responsabilidade dos participantes.

Para participar é necessário enviar uma cópia do currículo, quatro amostras dos melhores trabalhos produzidos, um breve ensaio sobre o porquê da realização do curso o que se deseja obter com ele e uma carta de apoio do diretor ou supervisor da organização onde trabalham (ou, no caso de um jornalista freelance, uma cara de um diretor responsável por um meio em que tenham sido publicados recentemente) para o email journalismPE@columbia.edu. As mensagens devem ser enviadas com o assunto “LATAM Periodismo Investigativo”.

As inscrições devem ser realizadas até 6.fev.2017. Para mais informações, em espanhol, clique aqui.

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017