COMUNICAÇÃO

Colunista do Portal Comunique-se, Duda Rangel estreia canal de humor no YouTube

duda rangel - youtube - humor
Emerson Couto dá vida à versão youtuber do personagem Duda Rangel (Imagem: Divulgação)

Blogueiro, escritor, social media, colunista do Portal Comunique-se e youtuber. O jornalista fictício Duda Rangel é o mais novo produtor de conteúdo do YouTube. O canal que leva o nome do personagem criado pelos gêmeos Anderson e Emerson Couto estreou nesta quinta-feira, 1º de junho, com a promessa de ajudar no debate sobre jornalismo, mesmo que seja da forma habitual da figura “experiente” na imprensa: o humor.

O canal de Duda Rangel na plataforma de vídeos do Google terá um novo conteúdo por semana, com as produções sendo divulgadas sempre às quintas. Para chegar ao formato inicial, os irmãos Anderson e Emerson e todo o estafe do personagem (composto por Magda Rimolo e Miguel Pixies) começaram a planejar no começo do ano. Nas reuniões, além das primeiras pautas a serem abordadas, foram definidos a duração média de cada vídeo e até como o personagem seria apresentado ao público. Resultado: o jornalista fictício aparece usando óculos e chamando a atenção pelo cabelo (peruca) loiro, estilosamente jogado para o lado.

“A ideia era dar uma cara para o Duda, já que no blog o que aparece como divulgação é um avatar em preto e branco”, comenta Anderson Couto em contato com a reportagem do Portal Comunique-se. O perfil apresentado no YouTube tem todo um conceito por trás. “Aproveitamos a nossa idade para apresentar o Duda Rangel como um profissional de meia idade, alguém que passou dos 40 anos”, prossegue o co-criador e co-roteirista do personagem que surgiu na mídia em 2009, com o lançamento do blog Desilusões Perdidas. “É um tiozão do jornalismo”, brinca Anderson a respeito da identidade de sua criação na internet.

Os óculos e a peruca loira também fazem parte da estratégia da equipe em fortalecer ainda mais a marca Duda Rangel, conforme explica Anderson Couto. “Todos os adereços foram pensados para não ser totalmente o nosso rosto na tela. O canal é do Duda, não é do Anderson e do Emerson”, enfatiza o roteirista que revela a vantagem de ter criado o personagem em parceria com o irmão gêmeo. “Vamos nos revezar nas gravações. Espero que ninguém perceba a diferença”, adianta o profissional que, mesmo com a estreia no YouTube, segurá administrando a fan page Jornalismo com bom humor.

No começo do canal, Duda Rangel fala sobre… começo!

Com dois minutos de duração, o primeiro vídeo do youtuber Duda Rangel fala sobre a angústia de um jornalista no momento de começar a desenvolver um texto. “Todo coleguinha já passou por isso, dá aquela travada na hora de escrever”, diz Anderson Couto. No conteúdo, há dicas super (cômicas) “úteis” para o dia a dia da profissão: como “cagar para o lead”, ter malícias para desenvolver um bom abre e hábito de leitura, da bula de remédio à biografia do Fiuk. “Opa, gente, é brincadeira. A biografia do Fiuk não precisa ler”, diz o personagem no vídeo.

Parceria estendida com o Portal Comunique-se

A estreia de Duda Rangel no YouTube marca a ampliação da parceria que os irmãos Anderson e Emerson Couto mantêm com o Portal Comunique-se. A partir da próxima semana, quando o tema a ser abordado será relacionamentos amorosos (para entrar no clima do Dia dos Namorados), os vídeos bem-humorados do personagem terão destaque no site que é “o ponto de encontro da comunicação”. Além disso, a coluna quinzenal produzida pelos gêmeos segue firme e forte no veículo.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR