MARKETING & PROPAGANDA

Como as marcas estão usando o marketing de conteúdo?

content-marketing
(Imagem: Divulgação)

Em um mundo extremamente conectado, onde em países como Brasil, os internautas passam cerca de nove horas diárias navegando na internet, as marcas têm o desafio de entregar conteúdos que geram valor. Pensando nisso, a Sprinklr Brasil – empresa que atua na área de social software – mostra como as marcas estão utilizando o marketing de conteúdo para se conectar com o consumidor.

O panorama de 2016 do Globalwebindex mostra que diariamente, são assistidas 1 bilhão de horas de vídeos no Youtube; 500 mil tweetes são postados; 100 milhões de horas de vídeos são assistidas no Facebook; 95 milhões de fotos e vídeos são postados no Instagram e 60 bilhões de mensagens são trocadas por usuários do WhatsApp e Facebook Messenger. Os números acirram a disputa para conseguir espaço no feed de notícias do usuário.

“O diferencial do marketing de conteúdo está em transmitir valor para a audiência. Assim, a mensagem enviada pela marca não busca apenas divulgar algo, e sim, envolver o consumidor e se conectar com ele por meio do conteúdo”, diz a Sprinklr.

Investimento em estratégia

De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), cada empresa traça objetivos e metas específicas ao usar o marketing de conteúdo, com base nos principais ganhos que espera ao investir nesta estratégia.

A Sprinklr, com base nos dados do CMI, afirma que os principais objetivos a serem atingidos pelas empresas têm relação direta com ativação da audiência: brand awareness (consciência de marca) e engajamento. Aquelas que falam diretamente com o consumidor final querem chamar a atenção da audiência e deixar lembrança em seu imaginário usando o marketing de conteúdo.

Para atingir esses resultados, as empresas usam algumas táticas para divulgar e disseminar o seu conteúdo. Uma das estratégias mais usadas é a criação de blogs, que concentram todos os materiais produzidos pela marca em um só lugar e levam tráfego para o site da companhia. Por estes canais online, as empresas conseguem, ainda, disponibilizar materiais para download para gerar leads e contatos para relacionamento via e-mail.

Segundo a Sprinklr, outro canal utilizado pelas marcas para disseminar conteúdos são as redes sociais. Por aceitar diversos tipos de formatos (fotos, vídeos, gifs, textos, links) e ter grande audiência, estas plataformas ajudam a suportar e a divulgar todo o tipo de material produzido.

“Textos do blog, materiais para download, eventos, webinars, ilustrações e vídeos podem ser desenvolvidos e hospedados fora desses canais, e serem divulgados e re-divulgados dentro deles. Além disso, também há espaço para a construção de conteúdos exclusivos para os canais sociais, podendo explorar postagens mais rápidas, curtas, chamativas e que cativam a atenção do usuário”, dizem os responsáveis pelo conteúdo.

Apesar de sua importância, as táticas mais baratas e predominantemente digitais do marketing de conteúdo, sem altos investimentos de produção e divulgação, fazem com que essa estratégia ocupe espaço relativamente pequeno dentro dos orçamentos de marketing das companhias: tendo reservado, em média, entre 25% a 30% do budget de B2Bs e B2Cs.

Por último, é destacado que “cada empresa pode – e deve – combinar seus esforços de conteúdo com os objetivos da área de marketing e da própria organização. Assim, o marketing de conteúdo passará a ser ferramenta estratégica que ajuda a empresa a atingir resultados de negócio”.

SOBRE O AUTOR

Tácila Rubbo

Estudante do 7º semestre do curso de jornalismo da Fiam-Faam, 23 anos. Trainee de redação do Portal Comunique-se desde setembro de 2016. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Atualmente, é a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Além disso, cuida de produções externas e, claro, produz notas e reportagens especiais.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino