TCC

Comunicação estratégica e marketing no 3º setor

comunicação estratégica - 3º setor

Comunicação estratégica e marketing no 3º setor – um estudo realizado no Hospital Neurológico Ritinhas Prates

As constantes mudanças que ocorrem no mundo contemporâneo impulsionam as organizações, sejam estas, com finalidade de lucros ou sem fins lucrativos, a buscarem pelo aperfeiçoamento contínuo, com o objetivo de se manterem competitivas e se projetarem à frente de seus concorrentes. O objetivo deste trabalho consiste em demonstrar a utilização da comunicação e de ferramentas de marketing para dar visibilidade às organizações do terceiro setor, assim como contribuir com algumas ferramentas que podem ser utilizadas como recursos para uma gestão transparente e para a construção de uma imagem institucional sólida, de forma que colabore com a manutenção e ampliação das fontes de captação de recursos junto à comunidade. Este estudo utilizou-se das seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica e documental, estudo de caso, pesquisa quantitativa, pesquisa de campo e entrevistas. A pesquisa foi desenvolvida no mês de março de 2012 com a consulta à comunidade de Araçatuba, com o principal foco de descobrir como é visto o trabalho do Hospital Neurológico Ritinha Prates, pelo público-alvo (comunidade) e se as estratégias que vem sendo utilizadas pela Assessoria de Comunicação estão sendo eficazes. Pode-se perceber que dos 220 entrevistados, a maioria, 52%, não conhece o trabalho do Ritinha Prates, enquanto 48% tiveram a oportunidade de verificar as ações e atividades promovidas pela instituição. O presente trabalho realiza alguns apontamentos para um novo modelo de comunicação a ser realizado pela organização. Deve agora a organização avaliar as proposições oferecidas e arquitetar um plano de ação para a continuidade dos avanços que podem ser proveitosos e contribuir para a melhoria da captação de recursos e fortalecimento da imagem institucional.

Palavras-chave: Comunicação estratégica. Terceiro setor. Marketing e endomarketing. Hospital Neurológico Ritinha Prates

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017