TCC

Conduta da Folha: cobertura sobre Alckmin e Haddad

foto tcc conduta da folha
(Imagem: Reprodução/Folha de S Paulo)

Esta monografia tem como objetivo propor uma reflexão a partir da conduta da Folha de S. Paulo em relação a temas envolvendo o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e o então prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT). Por meio do acervo digital do veículo, analisou-se um total de 236 notícias buscando detectar como o jornal enquadra os conceitos de esquerda e direita em sua cobertura.

Direita e esquerda nos enquadramentos dos protagonismos de Geraldo Alckmin e Fernando Haddad

A pesquisa explorou os significados dos termos desde sua origem, passando pelas alterações sofridas ao longo da história até chegar à atualidade. Também foram traçadas características da imprensa como um todo, realçando aspectos de sua cultura profissional. A opção por Haddad e Alckmin se deu pelo fato de cada um fazer parte de legendas tidas como antagônicas dentro do espectro político, um cenário bipolar que alimenta e é alimentado por toda a comunidade jornalística, não necessariamente via separação por direita e esquerda no sentido estrito, mas, sobretudo, em função da montagem de um campo de jogo no qual se enfrentam duas equipes.

Este trabalho destaca uma cultura profissional, baseada em concepções pré-moldadas, que muitas vezes coloca em xeque alguns preceitos fundamentais do jornalismo.

P.S.: Não foi possível inserir a base de dados, correspondente ao apêndice, no arquivo. Esta consta apenas no trabalho impresso.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino