MAIS COMUNICAÇÃO

“Considere-se um profissional desde o primeiro dia de aula”

Ele poderia ter seguido o rumo da família e ser administrador. Mas a ideia de gerenciar a comunicação levou Rodrigo Viana para o curso de Relações Públicas. Após a decisão para prestar vestibular na área, muitas pessoas recomendavam que o estudante ingressasse na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Na época, Viana não entendia o tamanho dessa grandeza, mas logo no primeiro semestre passou a compreender o significado da frase “se é comunicação, é Famecos”, que tanto ouviu na adolescência.

O relações-públicas ingressou na Faculdade em março de 2006, no turno da manhã. Animado e ansioso com o início das aulas, assim que chegou no saguão do prédio 7 percebeu tamanha receptividade na sua chegada. Sobre os quatro anos que frequentou a Faculdade, Viana destaca as edições do SET Universitário, as orientações dos professores e a banca da monografia como momentos marcantes. Do grupo de docentes, diz que é complicado citar um ou outro, mas ressalta Neka Machado, sua orientadora no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nas suas memórias, também carrega os ensinamentos das aulas de Planejamento de Comunicação, ministrada pela professora Denise Pagnussatt. “Foram decisivas para minhas escolhas futuras de carreira”, garante.

No mercado de trabalho, Viana começou estagiando na própria Famecos, no antigo Laboratório de Relações Públicas (LARP), depois no LabEventos. Posteriormente, estagiou na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG, atual Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento). Fez um intercâmbio e, no retorno, trabalhou na agência de comunicação integrada Comunicative, lugar que lhe proporcionou aprendizados profissionais e pessoais. Após a formatura em 2010/2, retornou à PUCRS para trabalhar no Escritório de Carreiras como analista de comunicação. Como resultado desse trabalho, ele foi convidado a integrar a equipe da Assessoria de Comunicação da Fundação Irmão José Otão (FIJO). Além disso, Viana também presta consultoria em comunicação para pequenas empresas e startups.

Sobre as dificuldades no meio profissional, o assessor explica que muitas vezes, no mercado, o aprendizado acaba vindo mais pela dor do que pelo amor. Já, na Famecos, ele explica que isso não existia. “A liberdade para criar, as possibilidade de produzir e aprender na prática eram fantásticas”, destaca.

Viana é um verdadeiro apaixonado pelo lugar que lhe proporcionou alegrias, amizades, sucesso e conquistas. “O prédio sete foi – e ainda é – minha segunda casa. Muitas vezes foi a primeira também. Minha história passa por esse prédio. Minhas referências profissionais e a construção da minha carreira começaram na Faculdade”. As oportunidades de trabalho recebidas e as histórias vivenciadas também fazem parte das lembranças positivas que o assessor leva consigo. “A Famecos me fez um apaixonado pelo que faço”, afirma.

Aos futuros comunicadores, o relações-públicas aconselha: “Considere-se um profissional desde o primeiro dia de aula e entenda a sala de aula como o corredor que te leva ao mercado de trabalho”. Viana ainda recomenda que os universitários vivam o ambiente da Faculdade, aproveitem os professores, participem dos eventos e conheçam pessoas. “A Faculdade é um dos melhores e mais importantes períodos da vida”, conclui saudoso.

***** ***** ***** ***** *****

Bianca Gross. Integrante do projeto ‘Correspondente Universitário’ do Portal Comuniques-se e estudante de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS).

SOBRE O AUTOR

Correspondente Universitário

Projeto desenvolvido pelo Portal Comunique-se voltado à publicação de textos produzidos por estudantes de comunicação.

Participou de algum evento relacionado à comunicação social e deseja colaborar com o formato 'Correspondente Universitário'? Produza seu texto e envie o material para jornalismo@comunique-se.com.br - com o título do projeto no assunto.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino