OPINIÃO

Dia do Social Media: 5 habilidades esperadas deste profissional

estratégias - redes sociais - social media

Hoje, 30 de junho, é o Dia do Social Media! Com o avanço do marketing digital, o analista de mídias sociais tornou-se um profissional fundamental para as empresas que investem nessa estratégia. É de responsabilidade dele promover a marca na internet, conquistar engajamento, monitorar os resultados, entre outras ações. Para executar um bom trabalho e obter reconhecimento na profissão, um social media precisa ter algumas habilidades básicas.

1-Formação em comunicação
Esse não chega a ser um requisito obrigatório, mas é inegável que os profissionais da área de comunicação estão um passo à frente para a realização deste trabalho.

Quem é formado em marketing, publicidade e propaganda e jornalismo possui habilidades como boa escrita, conhecimento em técnicas de persuasão, bom relacionamento com as pessoas, entre outras competências que são diferenciais nesta profissão.

2-Entendimento do negócio
Não adianta nada conquistar vários likes e promover o engajamento nas redes sociais se o público-alvo alcançado não gera leads qualificados. Por isso, é importante que o social media fique atento ao perfil do consumidor da empresa.

Além disso, fatores externos como a crise econômica, valor dos produtos, entre outros, podem influenciar nos resultados da empresa. É necessário que o profissional de mídias sociais também tenha visão estratégica para agir de acordo com a necessidade do momento.

3-Raciocínio rápido
Sabemos como as informações correm rápido nas mídias sociais. Em uma semana, é possível que vários assuntos surjam e desapareçam, e o social media precisa observar em quais conversas vale a pena envolver a marca.

É comum que, na vontade de se destacar, algumas empresas não saibam transmitir a mensagem correta ou não percebam que o “assunto do dia” não está alinhado aos valores da empresa. Em casos mais graves, um simples erro pode até mesmo trazer uma crise. Por isso, o analista de mídias sociais precisa ter o raciocínio rápido para tomar as decisões certas.

4-Disposição para leitura
Ser uma pessoa bem informada é um requisito básico para esse profissional. A leitura de textos ajuda a aumentar a criatividade, manter a mente aberta, descobrir as novidades, ficar de olho na concorrência, entre outras vantagens.

Além da leitura, busque também outros tipos de conteúdo como vídeos, webinars e podcasts. Existe na internet uma infinidade de materiais para ajudar o profissional de mídias sociais a se manter atualizado. Aproveite!

5-Conhecimento de ferramentas de marketing digital
Abordamos até aqui as habilidades teóricas, mas para colocar tudo em prática é necessário que o social media tenha conhecimento de algumas ferramentas de marketing digital.

Google Analytics, Google Adwords, Facebook Ads… Esses são só alguns exemplos do que é utilizado no dia a dia. Além disso, é interessante que haja conhecimento de parte gráfica e audiovisual para a criação de imagens e vídeos — o domínio do Pacote Adobe é um diferencial.

E aí, já possui todas as habilidades de um analista de mídias sociais? Independentemente da resposta, lembre-se que é muito importante manter-se sempre atualizado e buscar formas de otimizar seu trabalho no dia a dia.

***** ***** ***** ***** *****

Por Rafael Kiso, especialista em marketing digital e fundador da mLabs, elencou as principais habilidades.

SOBRE O AUTOR

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino