MAIS COMUNICAÇÃO

Dicas básicas para comunicação empresarial eficaz

dicas-comunicacao-empresarial-eficaz

No ambiente corporativo, a comunicação engloba práticas importantes para formação e manutenção da Cultura Organizacional. Uma comunicação empresarial eficaz promove integração entre os colaboradores, influenciando na construção de ambiente de trabalho agradável e na produtividade da empresa.

Aqui vão algumas dicas selecionadas pela jornalista Melissa Lucchi, especialista em Comunicação Organizacional.

1 – Adote a comunicação face a face

A coisa mais importante para ter uma boa comunicação interna é adotar a comunicação presencial. Seja em reunião ou ao passar comunicados. É o que mais dá certo, pois envolve toda expressão corporal, mobilizando os sentidos. No aperto de mão, por exemplo, é possível sentir confiança, firmeza.

2 – Invista em informalidade e carisma

Os funcionários devem ter uma imagem positiva da empresa, ver no presidente, nos chefes, exemplos de liderança. Para conquistar isso, é preciso estabelecer uma relação de confiança. A organização tem o papel de sempre transparente e verdadeira com os funcionários, mostrando seus valores e princípios de conduta.

3 – Não sufoque os funcionários

O principal cuidado que as empresas devem ter com relação aos canais de comunicação é de não entupi-los de informações. Às vezes, a companhia cria intranet, blog, mural, e acaba gerando muito mais notícias do que os funcionários são capazes de absorver.

4 – Busque veículos adequados para cada público

Há muitas opções de ferramentas para facilitar a comunicação, mas a maioria das empresas usa errado. Antes de impor qualquer canal, faça uma pesquisa com os funcionários e descubra de que maneira eles preferem ser informados. O melhor é começar de uma forma simples, com quadros de avisos, por exemplo, com linguagem simples em lugares acessíveis. Funciona e sai barato para a empresa.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino