JORNALISMO

4 dicas valiosas no relacionamento com a imprensa

dicas-relacionamento-imprensa

A construção de um bom relacionamento com a imprensa ganha, a cada dia, papel de destaque dentro das organizações. Muitas vezes, o árduo trabalho é executado por profissionais mediadores de informação, mas nem sempre a comunicação ocorre da maneira correta.

Em pesquisa realizada pelo Comunique-se em parceria com a Deloitte, em 2012, apenas 40,8% dos jornalistas responderam que consideram o trabalho das assessorias facilitador. O relacionamento com os assessores foi avaliado como ruim por 28,2%.

Aqui vão algumas dicas valiosas escolhidas pela jornalista Neuza Serra, executiva do segmento de Comunicação Corporativa.

1 – Saiba como funciona a rotina da redação

É importantíssimo para o assessor saber como é o trabalho dos jornalistas, estar por dentro dos horários e da dinâmica de cada caderno ou editoria. Os profissionais de assessoria precisam estar atentos para o papel que desempenham: facilitar a vida da imprensa.

2 – Conheça o trabalho do jornalista

Acompanhar o que um colunista escreve, por exemplo, é muito importante na hora de determinar qual pauta deve ser oferecida a ele. É preciso identificar quais são os assuntos de interesse, ler bastante. Assim, evita espalhar releases e pode fornecer, de maneira muito mais produtiva, informações detalhadas, com abordagem focada.

3 – Observe os prazos da pauta

Cabe ao assessor ficar atento ao deadline das matérias e entrevistas e fazer um esforço para cumprí-lo. O cuidado com esses prazos é fundamental, do contrário inviabiliza a produção. Caso não seja possível, avise o quanto antes.

4 – Respeite o horário de fechamento

Para seguir a proposta do bom relacionamento com a imprensa, além de suprir os profissionais com informações, é preciso respeitar seus horários de fechamento. O follow up deve ser feito com muito cuidado, inclusive, pois pode prejudicar o jornalista em um momento de tensão, em que ele precisa de tranquilidade para trabalhar.

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017