ESPECIAIS JORNALISMO

Do jornalismo ao empreendedorismo: Ticiana cria seu 1º programa no SBT

Ticiana no cenário do 'Duelo de Mães' (Imagem: Peu Campos)

Há três anos, a jornalista Ticiana Villas Boas tirava do papel o projeto Tanajura Filmes, uma produtora de vídeo especializada em unir jornalismo, publicidade e cinema. À época, a profissional ainda comandava a bancada do ‘Jornal da Band’. De lá para cá, muita coisa aconteceu: Ticiana deixou o hard news, apostou no entretenimento e desenvolveu ainda mais seu lado empreendedor. Agora, ela lança sua primeira atração criada para o SBT, a casa que a acolheu em 2015.

Batizada de ‘Duelo de Mães’, a atração foi divulgada nesta sexta-feira, 14, em encontro com a imprensa. Em conversa com a reportagem do Portal Comunique-se, Ticiana contou que a ideia surgiu em conversas com diretores da emissora e amigos, num verdadeiro trabalho de “formiga”, como sugere o nome da sua produtora. “Não é porque estou no SBT que é fácil. Apresentei a ideia e defendi que o formato poderia dar certo. Os diretores acharam bacana, mas, como de praxe em TV, me pediram o piloto do programa. Só depois validamos o projeto”.

O reality show culinário apresenta mães famosas ou de celebridades, que se enfrentam na disputa pelo título de melhor “mãe-cozinheira” do Brasil. Os episódios são independentes, de modo que a cada capítulo uma dupla se enfrenta e faz de tudo para levar para casa o prêmio de R$ 5 mil. Além da exibição no SBT, aos sábados às 19h15, o programa tem parceria com o Discovery Home & Health. Na TV por assinatura, será apresentado toda sexta-feira, às 22h15.

A atração é inteiramente gravada pela Tanajura Filmes e conta com equipe de, aproximadamente, 80 pessoas. Ticiana está na direção geral e divide a responsabilidade com a também diretora Cássia Dian. O ‘Duelo de Mães’ ainda tem Dado Carlim na direção de fotografia, Fabi Fraga na coordenação de produção, Bruna Estivalet e Mariana Villas Boas na produção executiva e Guilherme Pagani como assistente de direção.

O programa tem estreia programada para 22 de outubro, às 19h15, no SBT, e na sexta, 11 de novembro, às 22h15, no Discovery Home & Health.

Cássia Dian, Bruna Estivalet, Ticiana Villas Boas e Guilherme Pagani (Imagem: Leonardo Nones/Divulgação)
Cássia Dian, Bruna Estivalet, Ticiana Villas Boas e Guilherme Pagani (Imagem: Leonardo Nones/Divulgação)
Ticiana Villas Boas, a cozinheira-empreendedora do SBT (Imagem: Peu Campos)
Ticiana Villas Boas, a cozinheira-empreendedora do SBT (Imagem: Peu Campos)

Estrutura
O programa é dividido em provas. A primeira, chamada de ‘Especialidade de Mãe’, exige que as participantes preparem seu melhor prato, aquele que a família toda ama. As receitas são avaliadas por um chef renomado, que será diferente a cada programa. Tudo é acompanhado de perto pelos filhos, familiares e amigos presentes na plateia. Eles torcem, dão palpites, dicas e incentivam as competidoras a darem o melhor de si. No momento ‘Metendo a Colher’, um integrante de cada família pode experimentar o prato da sua mãe para fazer elogios, críticas e ainda sugerir mudanças.

Na segunda prova, ‘Desafio do Chef’, a mãe vencedora da primeira fase já começa com uma vantagem: ela tem o direito de receber uma ajuda do chef durante 10 minutos. O segundo desafio é uma prova técnica para tirá-las da zona de conforto, onde o chef de cozinha pede para as duas mães prepararem uma receita surpresa, um prato que a família dele está acostumada a fazer. Um dos grandes diferenciais do ‘Duelo de Mães’ é a revelação da vencedora. Quem escolhe a melhor cozinheira do dia não é o chef convidado e sim, a própria família das competidoras. Duas pessoas de cada plateia votam no prato mais gostoso. Mas tem um detalhe: o teste é às cegas e quem vota não sabe em quem está votando. A emoção aumenta quando, por exemplo, um filho escolhe o prato da outra mãe.

Alguns nomes já foram confirmados em episódios da atração, como Wanessa Camargo, Maju Trindade, Karyn Bravo e Joyce Ribeiro.

Conteúdo extra
Como já se sabe, o SBT tem carinho especial pelas redes sociais. O novo reality show segue a mesma tendência e destaca equipe exclusiva para construir conteúdos complementares para as plataformas. O telespectador terá acesso às receitas das mães e dos jurados por meio do site da atração. Além disso, os demais canais, como Facebook, Instagram e Twitter, serão palco para pequenos vídeos com entrevistas e bastidores do projeto. O formato não é inovador: a mesma estratégia foi usada no ‘Bake Off Brasil’, que também tem apresentação de Ticiana.