ESPECIAIS JORNALISMO TEC & REDES

Dupla une jornalismo, futebol e cerveja no YouTube

futebol - cerveja - youtube - joão salles - fábio piperno

Futebol e cerveja pautam o canal no YouTube mantido pelos jornalistas Fábio Piperno e João Sales. Futebol Cervejeiro se prepara para cobrir a Copa do Mundo

“Evento-teste”. É assim que a Copa das Confederações é definida em relação à Copa do Mundo pela entidade máxima do futebol no planeta, a Fifa, e a imprensa esportiva em geral. Realizada no último mês, a edição organizada pela Rússia e vencida pela seleção alemã serviu como prova para além dos organizadores das competições internacionais da popular modalidade desportiva. O curto torneio ajudou a apresentar ao público internauta brasileiro os propósitos do “Futebol Cervejeiro”, canal no YouTube idealizado pela dupla Fábio Piperno e João Salles.

Iniciado em abril, dois meses antes da realização da Copa das Confederações de 2017, o Futebol Cervejeiro se propõe a unir jornalismo, futebol e cerveja. Tudo com belas pitadas (ou doses) de história e cultura. Visando no começo do projeto a cobertura da competição realizada em solo russo, os 10 primeiros vídeos do Futebol Cervejeiro exibiu, em vídeos semanais, a série “Na Rota da Rússia”. Na sequência, o canal contou com algo que muitas emissoras de rádio e televisão do Brasil não tiveram no torneio: cobertura in loco. De um jeito que não visava abordar os jogos e os resultados em si, João Salles viajou para a antiga república soviética.

No dia da final, por exemplo, o jornalista brasileiro mostrou como faz para ir de metrô do centro da cidade de São Petersburgo ao estádio, entrevistou o correspondente da Band na Europa, Felipe Kieling, e conversou com torcedores chilenos e alemães. Ao decorrer da cobertura diretamente do país transcontinental, João Salles mostrou curiosidades, como a praia de Sochi e pontos turísticos das cidades de Kazan e Moscou. Para fazer jus ao nome do canal – que também marca presença no Facebook -, o repórter encerra um dos vídeos visitando um bar da capital russa voltado à culinária brasileira: “Cerveja boa, geladinha, comida especial”, relata o comunicador.

Futebol e cerveja pós-Copa das Confederações

Com o fim da Copa das Confederações, Fábio Piperno avalia que a ida do colega de trabalho para a Rússia foi positiva para a afirmação do projeto online. Segundo ele, os formatos adotados durante o torneio vão, inclusive, ajudar nas pautas a serem abordadas a partir das próximas semanas, com entrevistas e até dicas de logística para quem estiver se programando para acompanhar a Copa do Mundo de 2018. “Vamos destacar entrevistas e personagens que já passaram por seleções ou analistas importantes”, comenta o jornalista que revela: uma das figuras que conversou com a equipe atende pelo nome de Túlio Maravilha.

Futebol Cervejeiro rumo à Copa do Mundo

Com menos de um ano para mais uma Copa do Mundo, Fábio Piperno garante que, ao lado do fiel escudeiro João Salles, vai seguir acompanhando as preparações das seleções que brigam para ocupar as 32 vagas disponíveis. De olho na principal competição de futebol do planeta, o Futebol Cervejeiro ficará de olho nas retas finais das eliminatórias de todos os continentes – inclusive da Oceania, que terá decisão entre Nova Zelândia e Ilhas Salomão. “A gente fala até mesmo das equipes mais exóticas”, ressalta Piperno, que segue como comentarista da Rádio Bandeirantes e do Bandsports, canal em que acompanha jogos do Campeonato Chinês.

Conteúdo relacionado…

“Queremos fazer do Futebol Cervejeiro não só algo descontraído. A gente quer, sim, fazer algo com muito bom humor e com muita descontração, mas transformando o canal em ponto de informação sobre o caminho até a Rússia. Nosso conteúdo vai envolver eliminatórias, preparação de seleções, elencos, convocações e técnicos. Enfim, tudo que diz respeito à próxima Copa do Mundo”, enfatiza Fábio Piperno, que, claro, registra que o espaço vai, ainda, revelar os tipos de cerveja populares em alguns países. Afinal, graças ao trabalho digital de uma dupla de jornalistas, o futebol está cada vez mais cervejeiro.

fábio piperno e joão salles - futebol cervejeiro - jornalismo e cerveja
Fábio Piperno e João Salles são os jornalistas responsáveis pelo canal Futebol Cervejeiro (Imagem: Divulgação)

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduando em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Transmissão ao vivo Prêmio Comunique-se

Notícias Corporativas

TRANSMISSÃO PRÊMIO COMUNIQUE-SE 2017