JORNALISMO

Eleito pior comentarista esportivo, Neto critica pesquisa do UOL

Neto não gostou do levantamento realizado pelo UOL Esporte (Imagem: Divulgação/Band)

Apontado como o pior comentarista esportivo de TV do país em levantamento realizado pelo UOL Esporte com mais de 100 jogadores de futebol, Neto demonstrou não estar nada feliz com o resultado e, pior, com a postura adotada pelo site ao realizar o chamado “Pesquisão 2016“. O funcionário da TV Bandeirantes usou o blog que mantém de forma independente para  acusar o portal de ter se transformado em espaço de “sensacionalismo” e que “esqueceu um pouco de fazer jornalismo”.

Neto pontuou que não se espanta com a rejeição por parte dos jogadores de futebol, já que tem dedicado sua carreira na comunicação a “falar a verdade! Sempre” e sem o costume de ficar “alisando e vestindo roupinha de almofadinha para parecer bonzinho”. Ele direcionou suas críticas somente ao trabalho desenvolvido pela equipe do UOL Esporte. Para o cronista, a forma do levantamento “parece ruim”, atitude de quem queria prejudicar a sua imagem na imprensa e entre o público internauta.

Seguindo com as críticas, o contratado da Band lembrou que foi colaborador do UOL Esporte durante anos e que, de acordo com a sua análise, a página segue tentando ganhar audiência graças ao seu trabalho. “Fui blogueiro do portal durante muitos anos. O editor-chefe do conteúdo sempre usou a minha imagem para atrair audiência. E mesmo eu saindo de lá eles continuam fazendo isso. Parece desespero. Os concorrentes dele ao menos são dignos de buscar ‘ibope’ com conteúdo jornalístico sério”.

A reclamação do autointitulado “Craque Neto” foi postada na tarde de sábado, 31 de dezembro, um dia após a própria página esportiva do Universo Online divulgar que o meia chileno Jorge Valdívia, ex-jogador do Palmeiras e desafeto público do comentarista, usou o perfil que mantém no Twitter para ironizar a posição ocupada por Neto no “pesquisão”. “Processa quem votou“, publicou o atleta estrangeiro, que completou a mensagem com emojis que representam alguém que está chorando de tanto rir.

O post de Valdívia no microblog registra, como exibido acima, outro quesito que coloca Neto como mal visto entre a boleirada brasileira. Além de constar como o pior comentarista esportivo da televisão, o ex-jogador do Corinthians vê seu programa diário na Band, ‘Os Donos da Bola’, figurar no topo do ranking das piores atrações esportivas da TV, com 24,7% dos votos. Na lista, a produção fica à frente de produtos da televisão por assinatura: ‘Fox Sports Rádio’ e ‘Expediente Futebol’, ambos do Fox Sports, e o ‘Bate Bola’, da ESPN.

A respeito da postura de Neto, a reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com a equipe de comunicação do UOL, mas não obteve retorno até o fim desta tarde. O “Pesquisão 2016” desenvolvido pelo site afirma ter ouvido 108 jogadores que atuaram o último ano no futebol brasileiro. Foram ouvidos atletas de 13 clubes: Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.

ATUALIZAÇÃO em 4/1/2017, às 14h58 = Em nota enviada à redação do Portal Comunique-se no fim da tarde de terça-feira, 3, a direção do portal UOL definiu as críticas do comentarista da Band como injustas e infundadas. Confira, abaixo, a íntegra enviada pela equipe de comunicação do veículo online:

Em respeito às críticas do comentarista Neto feitas ao UOL Esporte e repercutidas pelo site Comunique-se, o UOL esclarece que não existe qualquer interferência da redação no resultado do Pesquisão 2016, maior sondagem independente feita pela imprensa brasileira com jogadores profissionais de futebol. Todas as respostas dadas pelos atletas das Séries A e B do Brasileirão são voluntárias e espontâneas, e refletem exclusivamente suas opiniões pessoais. As críticas do comentarista sobre suposto sensacionalismo do UOL são, portanto, injustas e injustificadas.

O UOL reitera seu respeito pelo trabalho do comentarista Neto, que publicou suas opiniões em blog no UOL durante vários anos.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

4 Comentários

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino