JORNALISMO

Em editorial, O Globo pede renúncia do presidente Michel Temer

editorial o globo renuncia temer
(Imagem: Reprodução)

O jornal O Globo veiculou na tarde desta sexta-feira, 19, o editorial “A renúncia do presidente”. O texto de dez parágrafos pede a renúncia do presidente e afirma que, ainda que não seja por esse caminho, o resultado será o mesmo e Michel Temer deixará o poder de qualquer forma. “O caminho pela frente não será fácil. Mas, se há um consolo, é que a Constituição cidadã de 1988 tem o roteiro para percorrê-lo”.

Para o veículo do Grupo Globo, a atitude de Temer em receber o empresário Joesley Batista “de forma clandestina” já “guardaria boa dose de escândalo”. O editorial segue ao expor o diálogo entre o político e o dono da J&F e afirma que “não é preciso grande esforço para entender o significado” da conversa. As críticas à postura do presidente seguem ao longo do texto.

“Esses diálogos falam por si e bastariam para fazer ruir a imagem de integridade moral que o presidente tem orgulho de cultivar. Mas houve mais. O empresário relata as suas agruras com a Justiça, e, abertamente, narra ao presidente alguns êxitos que suas práticas de corrupção lhe permitiram ter. Conta que tem em mãos dois juízes, que lhe facilitam a vida, e um procurador, que lhe repassa informações. Um escândalo. O que faz o presidente? Expulsa o empresário de sua casa e o denuncia as autoridades? Não. Exclama, satisfeito: ‘Ótimo, ótimo'”, ressalta o editorial.

O Globo é claro em sua opinião ao comentar que Michel Temer, ao abrir as portas de sua casa ao empresário, abriu também as portas para a sua derrocada. Para o jornal, a renúncia é uma decisão unilateral do presidente, que pode optar pelo melhor para o país ao se afastar do governo, ou seguir em frente e arrastar o Brasil para uma crise política ainda mais profunda.

Veja neste link a íntegra do editorial.

"Um presidente da República aceita receber a visita de um megaempresário alvo de cinco operações da Policia Federal que…

Publicado por O Globo em Sexta, 19 de maio de 2017

Transmissão ao vivo Prêmio Comunique-se

Notícias Corporativas

TRANSMISSÃO PRÊMIO COMUNIQUE-SE 2017