JORNALISMO

Em nota no Jornal Hoje, Globo pede desculpas à figurinista assediada por José Mayer

tv globo - jornal hoje - josé mayer - figurinista assediada
(Imagem: Reprodução/TV Globo)

A TV Globo abriu espaço de seu noticiário de rede na faixa vespertina, o Jornal Hoje para abordar assunto delicado que envolve a própria emissora. Na edição desta terça-feira, 4, do noticiário apresentado por Evaristo Costa, o canal informou que decidiu “suspender por tempo indeterminado” o ator José Mayer. A decisão, tomada na segunda, teve como base a acusação de que o artista assediou sexualmente a figurinista Susllem Tonani, que trabalhou na equipe da novela ‘A Lei do Amor’.

“A figurinista relatou na última sexta-feira que o assédio de Mayer começou há oito meses, com elogios que evoluíram para cantadas. Ela afirma que mais tarde, o ator tocou suas partes íntimas sem seu consentimento”, disse o âncora Evaristo Costa, em referência ao texto publicado por Susllem Tonani no blog #AgoraÉQueSãoElas, que é mantido pela Folha de S. Paulo. O apresentador contou, ainda, que atrizes e outras funcionárias da TV Globo aderiram à campanha #MexeuComUmaMexeuComTodas nas redes sociais. Contra o machismo e assédio, a ação ganhou as redes sociais. Taís Araújo e Cissa Guimarães estão entre as globais que promoveram o movimento que conta com a hashtag #ChegaDeAssédio. O termo está entre os mais citados do Twitter no Brasil no início desta noite.

O assunto ocupou quatro minutos do Jornal Hoje, que nesta terça não contou com Sandra Annenberg ao lado de Evaristo Costa na bancada. Sozinho no comando do noticiário, o apresentador leu a nota oficial divulgada pela TV Globo. No comunicado, a direção da emissora lamenta que a figurinista tenha sido vítima de “situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo”, diz parte do conteúdo anunciado pelo jornalista. “Por essa razão, pede a ela sinceras desculpas”, enfatiza a nota.

Com a repercussão do caso, Evaristo relata que representantes da emissora se reuniram com atrizes, diretoras e produtoras da casa na noite de domingo, justamente para discutir o assédio cometido pelo ator. A nota oficial do canal ressalta, contudo, a longa carreira do artista. “José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e as artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar”, pontua o comunicado do veículo.

Afastado da Globo, José Mayer pede desculpas

Informado de seu afastamento das produções da dramaturgia da TV Globo, José Mayer divulgou nota em que pede desculpas. “Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço”. O ator ainda garantiu que aprendeu “nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender”. “O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele. Este é o meu exercício”, afirma o artista.

Leia mais

Folha publica, despublica e republica acusação contra Mayer

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli, a repórter Nathália Carvalho e a trainee Tácila Rubbo.

3 Comentários

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino