JORNALISMO

Emissora pede desculpas após apresentadora chamar Corinthians de “gambá”

corinthians - gambá - tvb
(Imagem: Reprodução/TVB Campinas)

“A venda da camisa da Ponte Preta aumentou 50% aqui na região. E a do ‘gambá’ não fica muito atrás, houve aumento de 20%. Tudo isso para curtir de perto o time de coração dentro de campo”. Foi dessa forma que a jornalista Gabriela Pincinato provocou a ira de torcedores do Corinthians na última sexta-feira, 28 de abril. O termo pejorativo para se referir ao virtual campeão paulista de 2017 foi ao ar durante a programação da TVB, afiliada da Record em Campinas, interior de São Paulo.

Confira o momento em que a apresentadora se refere ao Corinthians como “gambá”. Vídeo registrado por Edu Cesar, editor do site Papo de Bola:

O comentário feito por Gabriela Pincinato na TVB fez com que corintianos usassem as redes sociais para criticar a jornalista da afiliada da Record TV, antes e depois do primeiro jogo da final do Paulistão, em que o alvinegro da capital venceu a Ponte Preta por 3 a 0. No Twitter, teve gente que pediu a demissão da apresentadora, alegando que ela ofendeu o clube. Alguns internautas cobraram posicionamento oficial do time devido ao “desrespeito público”. Por outro lado, torcedores de times adversários alegaram que a comunicadora “mitou”.

A direção do Corinthians não comentou a postura da apresentadora. Quem se posicionou foi a emissora em que a jornalista trabalha. Devido à repercussão negativa do uso da palavra “gambá”, a direção da TVB pediu desculpas aos torcedores corintianos. “Nossa ideia jamais foi desrespeitar um clube com tanta história e uma das maiores torcidas do Brasil”, garantiu o canal de Campinas em comunicado oficial. A nota do veículo de comunicação parceiro da Record foi registrado pelo site Torcedores.com na manhã de domingo, 30 de abril.

A direção da TVB alegou, ainda, que “não concorda com a opinião da apresentadora”. A emissora não registrou, porém, que Gabriela Pincinato não emitiu opinião no caso. Ela apenas leu o texto preparado pelos editores de texto da emissora e inserido no teleprompter – e não percebeu a presença da ofensa dirigida aos corintianos. O canal de TV sediado em Campinas, cidade da Ponte Preta, pontuou, por fim, que medidas internas estão sendo tomadas para que tal “atitude jamais se repita novamente”.

Notícias relacionadas

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli, a repórter Nathália Carvalho e a trainee Tácila Rubbo.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

  • A tal ‘liberdade de imprensa’ dá nisso… Comete-se o erro (muitas vezes, propositadamente) e depois, num cantinho qq, as irrelevantes desculpas; prova está que (ainda) não sabemos lidar com a liberdade…

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino