ESPECIAIS JORNALISMO MAIS COMUNICAÇÃO

Equipes enxutas: empresas de comunicação têm menos funcionários que o ideal, diz pesquisa

Pesquisa realizada pela Deloitte, em parceira com o Comunique-se, revela que, para 71% dos jornalistas, o tamanho da equipe de redação é menor do que o necessário para atender às demandas. Os entrevistados relacionaram a situação a mudanças nos veículos depois da internet e à migração de profissionais de redação para a comunicação corporativa.

Os dados apontam que 27,6% dos profissionais trabalham com número adequado de colaboradores e apenas 0,6% tem mais equipe do que o necessário. As informações ainda mostram que pelo menos 26,6% dos jornalistas estão apostando em trabalhos de freelancer, enquanto 24,3% estão ficado sem emprego.

Só em 2012, o Comunique-se noticiou diversas demissões que, somadas, revelam no mínimo 380 desempregados. Neste grupo, é possível encontrar jornalistas do R7, Editora Abril, Band, Rede TV, TV Cultura, Folha, Diário do Grande ABC, Diário de São Paulo, Jornal A Tarde, Diário de Natal, RIT TV e TV +.

Realizada de forma online de 13 a 31 de agosto, a pesquisa “Fala, Jornalista!” contou com 711 respondentes. Dentre eles, 50,4% e 48,4% correspondem ao sexo masculino e feminino, respectivamente. A média de idade dos participantes é 36 anos e profissionais de jornal impresso representam o maior percentual da amostra (28,8%), seguido por revista impressa (20,5%) e internet (14,9%).

SOBRE O AUTOR

Nathália Carvalho

Jornalista com oito anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino