MARKETING & PROPAGANDA

Estadão reconhece marcas mais engajadoras do ano em estudo

estadão-marcas-estudo
(Imagem: Divulgação)

O Estadão apresentou, na quarta-feira, 31 de maio, a terceira edição do ranking Marcas Mais, estudo elaborado em parceria com a consultoria Troiano Branding que reconhece as marcas mais engajadoras deste ano, em 30 categorias do mercado, levando em conta o envolvimento emocional que os consumidores têm com as marcas.

“A riqueza de informações contida no Marcas Mais traz insumos importantes para entender como se dá e quais as tendências da relação entre marcas e público consumidor. É mais do que a lembrança da marca. É o entendimento do que faz algumas empresas se manterem cada vez mais engajadas com seus clientes, superando as dificuldades naturais de uma economia recessiva”, explica diretor de projetos especiais do Estadão, Ernesto Bernardes.

O ranking, distribuído a leitores e assinantes do veículo, também conta com edição Premium e acesso completo pelo site do estudo. De acordo com o Estadão, o estudo tem cobertura nacional, analisando 11.500 entrevistas realizadas online com consumidores de todo o País. Além disso, a pesquisa abrangeu as classes sociais A, B e C do Critério Brasil, com representantes dos dois sexos e de variadas faixas etárias.

Segundo os organizadores da iniciativa, os indicadores de avalição utilizados para definir o ranking foram: níveis de conhecimento da marca; padrão de preferência que demonstram em adquiri-la; grau de rejeição que a marca evoca; nível de associação da marca a três atributos-chave da categoria de negócios a que ela pertence.

“Com isso, foram identificadas as marcas de produtos e serviços com as quais os consumidores demonstram maiores níveis de envolvimento. Em seguida, os entrevistados são classificados em cinco patamares de envolvimento. A combinação desses patamares gera o índice que posiciona cada marca no ranking”, explica o Estadão.

Em São Paulo, foram classificadas 84 empresas nas 30 categorias analisadas, algumas delas foram vencedoras em mais de um segmento, como por exemplo, a Samsung – que aparece nas categorias de aparelhos celulares e tablets, aparelhos de TV e vídeo e computadores.

Cada categoria divulgada no ranking é formada pelas três empresas avaliadas com melhor engajamento. Ainda que focado em São Paulo, o estudo Marcas Mais traz, ainda, resultados de outras regiões do País.

Confira a lista de vencedores da terceira edição do Marcas Mais:

Alimentos Industrializados
Sadia

Nestlé

Perdigão

Aparelhos Celulares e Tablets
Samsung

Apple

Motorola

Aparelhos TV e Vídeo
Samsung

Lg

Sony

Artigos Esportivos
Nike

Adidas

Mizuno

Automóveis
Chevrolet

Honda/Volkswagen

Hyunday/Ford

Bancos
Itaú Unibanco

Bradesco

Caixa Econômica

Canais De TV Por Assinatura
Telecine

Discovery Channel

Hbo

Cartões
Visa

Mastercard

Visa Electron

Cervejas
Skol

Brahma

Itaipava

Comércio On-Line
Americanas

Submarino

Magazine Luiza

Companhias Aéreas
Gol

Latam

American Airlines

Computadores
Apple

Samsung

Dell

Construtoras
MRV

Camargo Corrêa

Gafisa

Cosméticos
O Boticário

Natura

Mary Kay

Destinos Turísticos
Fernando de Noronha

Fortaleza/Sta Catarina

Natal

Empresas de TV Por Assinatura
NET

Sky

Claro

Empresas de Viagem
CVC

Decolar

Trivago

Fabricantes de Eletrodomésticos
Brastemp

Eletrolux

Consul/Philips

Higiene Pessoal
Johnson&Johnson

Dove

Colgate

Lojas De Eletro-Domésticos e Móveis
Casas Bahia

Americanas/Magazine Luiza

Ponto Frio

Lojas De Roupas
C&A

Renner

Riachuelo

Planos de Saúde
Amil

Bradesco Seg

Sulamerica

Poupança
Caixa Econômica

Bradesco

Banco do Brasil

Produtos de Limpeza
Veja

Omo

Ypê

Rede de Fast Food
Mcdonald’s

Burger King

Habib’s

Refrigerantes
Coca Cola

Guaraná Antarctica

Fanta

Seguradoras
Porto Seguro

Bradesco Seguros

Itaú Seguros

Supermercados
Carrefour

Extra

Walmart

Operadoras Telefonia e Internet
Vivo

Net

Tim

Universidades Particulares
PUC – SP

Mackenzie

Anhembi

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017