Tese

Estratégias discursivas de Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo

juca kfouri e tostão
Juca Kfouri e Tostão (Imagens: Divulgação)

Analítica da midiatização esportiva: estratégias discursivas das colunas/istas Juca Kfouri e Tostão  sobre a Copa do Mundo de 2014 na Folha de São Paulo

Este trabalho propõe-se a examinar a analítica da midiatização esportiva, por meio das estratégias discursivas das colunas redigidas por Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 no jornal Folha de S. Paulo. O problema de pesquisa está formulado nos seguintes termos: Como se manifesta a analítica da midiatização na esfera do jornalismo esportivo, a partir das estratégias discursivas e enunciativas das colunas de Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 no jornal Folha de S. Paulo?

A tese estrutura-se em três capítulos. O primeiro busca dimensionar a importância dos estudos sobre midiatização associada às diferentes práticas sociais que funcionam no âmbito da organização social. O segundo aborda como a midiatização afeta, especificamente, as práticas jornalísticas, de acordo com o trabalho de várias operações tecno-discursivas. O terceiro enfatiza a coluna, que é uma das instâncias do ambiente do jornal, por meio do qual se dão também operações de midiatização do jornalismo.

A análise resulta que a analítica ocorre em torno de marcas de enunciação e de estratégias discursivas, realizadas pelo trabalho da coluna/colunistas no complexo universo do jornalismo. Entende-se, portanto, a analítica da midiatização como modos de dizer, apontar e avaliar um determinado acontecimento na perspectiva e iniciativa de sujeitos.

Palavras-chave: Estratégias discursivas. Analítica. Colunas/colunistas. Midiatização. Copa 2014.

SOBRE O AUTOR

Gilson Piber

COMENTAR

COMENTAR