JORNALISMO

Nova Rádio Globo segue negociando para ter espaço no FM

radio-globo
(Imagem: Reprodução/Facebook)
  • A tão aguardada estreia da Nova Rádio Globo no FM em São Paulo segue em negociação. O acerto entre a emissora e a empresa dona da concessão ainda não foi fechado 100%.
  • Em maio, a concorrência da Rádio Globo estreia programas com alguns dos funcionários que ainda estão no SGR. Pedro Trucão já é nome certo na Rádio Capital de São Paulo e Antônio Carlos está bem próximo de fechar com a Super Tupi, no Rio de Janeiro.
  • Fontes afirmam que se não tiver acordo nos próximos dias, o canal em FM 94.1 Mhz deve ficar mesmo com a Rede Mundial de Comunicação. A marca Atual FM deve ser o nome escolhido.
  • O ex- Globo Laércio Maciel segue livre no mercado de trabalho. Laércio é excelente comunicador e, além de voz, tem o mais importante para qualquer jornalista: conteúdo.
  • Foi um sucesso a realização do primeiro Fórum do rádio brasileiro da Rádio Jovem Pan. O evento foi transmitido ao vivo, em multiplataformas, na última segunda-feira, 24, e reuniu autoridades, empresários e especialistas para explorar temas relacionados a cidades, saúde, energia, sustentabilidade, previdência e agronegócio.
  • A direção da Rádio Capital está feliz da vida com a chegada da nova equipe esportiva. O diretor Francisco Paes de Barros, que é corintiano, nem se fala, já que o ex-jogador Basílio é comentarista esportivo da emissora e a repercussão é enorme cada vez que se fala  na reedição da final do Campeonato Paulista de 77 entre Corinthians e Ponte Preta. Aproveitando o “gancho”, a emissora bem que poderia investir mais na divulgação de sua equipe esportiva, que ainda conta com os ex-goleiro Zetti e Veloso. Outro “gancho” é o fato de hoje se comemorar o dia do Goleiro.
  • O jornalista Cristiano Silva da Rádio Guaíba de Porto Alegre, permanece na emissora como repórter e apresentador, mas não mais sendo coordenador esportivo, função agora assumida pelo comentarista e apresentador Carlos Guimarães, que sai assim da coordenação de jornalismo geral, tocada a partir de agora pelo diretor geral, apresentador e comentarista Nando Gross.
  • Na área esportiva a TV fechada, segue dando show ao fazer o que o rádio fazia com maestria em décadas passadas: comentar pré e pós-jogo, cobrir treinos ao vivo, embarque, concentração, etc. Por isso, tantos nomes que estavam no rádio seguem dando show na telinha. Enquanto isso o rádio esportivo, com raras exceções, segue capengando. Não só a crise financeira, mas a administrativa também é responsável pela queda dos profissionais que hoje cobrem a área jornalística e esportiva.  São poucos os jornalistas experientes no rádio (principalmente na chefia) que conseguem orientar os jovens que acabaram de sair da faculdade ou trabalham pela primeira vez no meio. Mesclar sempre foi ótima saída, mas hoje tem muito colega se queimando por causa de erros que facilmente seriam corrigidos. #ripradio
  • O narrador Evaldo José ex-CBN, será o grande nome em projeto Acadêmico no Rio de Janeiro.
  • A jornalista Carla Matera segue dando aulas na Escola do Rádio no Rio de Janeiro duas vezes por semana e também aguarda oportunidade para retornar ao meio esportivo, seja no rádio ou TV.
  • Na contramão… Está em elaboração campanha para o lançamento de marca esportiva que vai destacar todos os esportes, e o nome de grande e excelente narrador (e dos bons) está em pauta. Ao que tudo indica esse narrador esportivo do rádio vai voltar.
  • Parabéns ao jornalista Ethevaldo Siqueira, que colocou o dedo na ferida e não teve medo de falar muita verdade em carta divulgada em sua página na internet e endereçada ao Ricardo Gandour, hoje homem forte da CBN. Veja a matéria aqui.
  • A carta me lembrou frase do saudoso e genial jornalista e escritor Geneton Moraes Neto, que adoto todos os dias, principalmente, quando escrevo neste espaço: “Não faça  jornalismo  para jornalista. Faça jornalismo o público!”.

SOBRE O AUTOR

Anderson Cheni

Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino