JORNALISMO

Eternas Escravas: Record reexibe especial super premiado

as eternas escravas - repórter record investigação
Repórter Luciano Sturm conversou com vítimas de abusos para o especial As Eternas Escravas (Imagem: Divulgação/Record TV)

Prêmio ExxonMobil de Telejornalismo de 2015, 32º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Categoria TV do Prêmio Rei da Espanha de 2016, Prêmio Anamatra de Direitos Humanos de 2016 e Categoria Responsabilidade Socioambiental do Prêmio Petrobras de 2016. O que esses eventos jornalísticos têm em comum? Todos foram conquistados por As Eternas Escravas, reportagem especial produzida ao estilo documentário pela equipe da Record TV. Com histórico super premiado, o conteúdo será reexibido na próxima edição do ‘Repórter Record Investigação’, que irá ao ar na noite de segunda-feira, 20.

Material premiado nacional e internacionalmente, As Eternas Escravas levou dois meses para ser produzido e foi exibido originalmente em junho de 2015. O trabalho envolveu boa parte do núcleo de reportagens especiais mantido pela Record TV, que tem Rafael Gomide de chefe de redação, atuando sob a direção do vice-presidente Douglas Tavolaro. Além do repórter Luciano Sturm, do editor-chefe Pablo Toledo e do apresentador Domingos Meirelles, a pauta contou com o envolvimento direto de outros oito profissionais: Caio Laronga (editor de pós-produção), Gustavo Costa (editor-executivo), Julio Cesar (sonoplasta), Marcelo Magalhães (editor), Michel Mendes (cinegrafista), Natália Florentino (finalizadora), Rafael Ramos (sonoplasta) e Valmir Leite (auxiliar).

As Eternas Escravas – a pauta

A reportagem especial As Eternas Escravas conta com mais de 40 minutos de duração e conta histórias de meninas que vivem no quilombo Kalunga, em Cavalcante, cidade do interior de Goiás e a 320 quilômetros de Brasília. O conteúdo apurado contou com entrevistas, depoimentos e documentos exclusivos que giravam em torno de denúncias relacionadas a práticas criminosas, como abuso sexual infantil e tortura. Ao anunciar o teor da pauta para os telespectadores da Record TV, Domingos Meirelles explicou o quanto que ficou impactado com o que viu. “Tenho mais de 50 anos de profissão, mas nunca vi histórias tão perturbadoras como as que nós vamos mostrar no programa de hoje”, disse o apresentador na noite em que o documentário foi ao ar pela primeira vez na televisão brasileira.

Repórter Record Investigação

Programa transmitido pela Record TV de forma ininterrupta de abril de 2014 a junho de 2016, o ‘Repórter Record Investigação’ acumula 12 premiações em sua história. Com o reconhecimento da crítica jornalística, a emissora reencaixou a produção em sua grade no início deste mês. O retorno da atração à televisão ocorreu depois do o contrato com Domingos Meirelles ser renovado. A temporada que está no ar é definida pela equipe do canal como “especial”. Informações levantadas pela reportagem do Portal Comunique-se dão conta de que o título pode ser integrado de modo fixo à programação do veículo — o que ganha cada vez mais força entre a direção.

Record – matérias relacionadas

Repórter Record Investigação volta ao ar em “temporada especial”

Repórter descobre trabalho escravo ao se infiltrar em oficina clandestina

Após prisão na Venezuela, jornalistas da Record TV voltam ao Brasil

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino