Dissertação

A experiência da Zero Hora no processo de convergência jornalística

Zero Hora no processo de convergência jornalística
(Imagem: Divulgação/Zero Hora)

Esta pesquisa consiste em um estudo de caso sobre o processo de convergência jornalística no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS). O interesse do estudo é discutir as reconfigurações nos processos produtivos do jornal, originalmente impresso, a partir da introdução de dinâmicas ciberjornalísticas na rotina de trabalho dos profissionais. Como desdobramentos desta discussão, surgem inferências sobre o modelo de atuação multiplataforma desejado pelas empresas jornalísticas tradicionais, o perfil profissional do ciberjornalista e as novas linguagens jornalísticas que passam a ser experimentadas neste contexto.

Redação integrada: a experiência do jornal Zero Hora no processo de convergência jornalística

O estudo de caso foi realizado durante o período de março de 2012 a outubro de 2013, contemplando diferentes movimentos metodológicos, tais como observações de rotina, entrevistas em profundidade, acesso a documentos internos da empresa e análise de conteúdos produzidos pelo jornal. O material coletado em pesquisa de campo foi articulado com a rede de conceitos que norteia a pesquisa em seu embasamento teórico, especialmente os estudos de ciberjornalismo (SCHWINGEL, 2012; MIELNICZUK, 2003; MACHADO e PALACIOS, 1997) e convergência jornalística (SALAVERRÍA, 2008 e 2010; PATERSON e DOMINGO; 2008), entre outros.

Com este arranjo, o estudo de caso apresentado nesta dissertação pretende oferecer elementos de reflexão sobre as transformações estruturais que o jornalismo atravessa na contemporaneidade, apresentando subsídios importantes para a discussão dessas mudanças tanto em nível acadêmico quanto no âmbito das empresas jornalísticas.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino