Dissertação

Extensão rural na TV com o ‘Globo Rural Diário’

Nelson Araújo e Helen Martins no estúdio do 'Globo Rural' (Imagem: Divulgação/TV Globo)

Esta pesquisa de mestrado avalia se o telejornal temático ‘Globo Rural Diário’ (‘Grud’) pode funcionar como uma ferramenta para a extensão rural.

Após a revisão bibliográfica, foi feita a gravação de sessenta e cinco (65) edições e análise de quinze reportagens exibidas sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa, o assunto das matérias escolhido para ser analisados por este trabalho. Além disso, procurou-se saber quem são e o que pensam os frequentadores da feira de gado de Caruaru (no Agreste de Pernambuco), sobre o ‘Grud’ e de que forma o telejornal temático em questão os auxilia no trabalho diário.

O ‘Grud’ é exibido na TV aberta em rede nacional e surgiu no dia 09 de outubro de 2000, a partir do programa que é exibido aos domingos pela TV Globo há mais de trinta anos. As matérias abordam assuntos de interesse de produtores rurais e de quem lida direta ou indiretamente com o campo.

Com o auxílio de trabalhos já realizados por pesquisadores como Paulo Freire, Juan Diaz Bordenave, Armand e Michelle Mattelart, Vera Íris Paternostro, entre outros, concluiu-se o que o ‘Grud’ pode ser considerado uma ferramenta importante para a extensão rural e por consequência para a disseminação científica de massa para sua audiência.

Extensão Rural na TV – versão para banca

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017