OPINIÃO

Facebook ou Youtube, qual a melhor plataforma para vídeos?

video artigo opiniao
(Imagem: FreePik)

Não é novidade para ninguém que conteúdos em vídeos têm conquistado a audiência de milhares de pessoas todos os dias. Contudo, na hora de produzir, surge a seguinte dúvida: Facebook ou YouTube, qual é a plataforma ideal para publicar?

Rafael Kiso, especialista em marketing digital e fundador da mLabs, aborda as particularidades de cada uma e como elas podem ajudar na sua estratégia de Marketing Digital. Confira abaixo:

YOUTUBE

Quando falamos em vídeos online, o primeiro nome que vem em nossa mente é o YouTube. Criado em 2005, tornou-se referência em todo o mundo no quesito qualidade e praticidade de compartilhamento.

Atualmente, o YouTube é o segundo maior motor de buscas do mundo, ficando atrás somente do Google. Estima-se que a cada minuto, cerca de 100 novos vídeos são publicados na plataforma, com uma audiência de aproximadamente 2 bilhões de espectadores diariamente.

Diante da quantidade de usuários, investir no YouTube proporciona um maior engajamento com o público, por meio da possibilidade de criação de conteúdos mais específicos e com maior nível de profundidade no assunto.

Alguma das principais vantagens do YouTube são:

– Atualmente são permitidos vídeos de até 128Gb de tamanho, com 11 horas de conteúdo;

– Qualidade máxima de 4k (isso mesmo! Mais do que full HD);

– Permite um contato constante com os inscritos, por meio da notificação de novas postagens;

– Conteúdo fica sempre disponível para pesquisas dos usuários.

A plataforma tem como característica a longevidade do conteúdo, ou seja, depois de publicado, qualquer pessoa poderá achar seu material por meio da pesquisa orgânica. Portanto, sempre que você publicar no YouTube, observe as técnicas de SEO, como:

– Uma boa seleção de palavras-chave e tags;

– Incluir uma descrição que resuma o conteúdo. Se possível, transcreva a pauta abordada, isso ajuda a plataforma a compreender o teor do vídeo;

– Adicione legendas;

– Tome cuidado com a qualidade de imagem e áudio.

FACEBOOK

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo e a mais utilizada na América Latina. Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente, torna-se bastante atrativo a criação de conteúdos audiovisuais para a rede social.

A plataforma possui uma dinâmica diferenciada do YouTube, tendo como objetivo a interação no momento do compartilhamento, ou seja, impactando os usuários no momento em que elas estão navegando em suas timelines.

Algumas vantagens de publicar no Facebook são:

– Os vídeos possuem maior alcance orgânico, superando as publicações nos formatos de imagens e textos;

– O Facebook privilegia o alcance dos vídeos upados na própria plataforma, para evitar que os usuários acessem links externos;

– Criação de chamadas para o seu website ou blog;

– Interação em tempo real com o público;

– Maiores chances de viralização;

– É uma porta de entrada para o seu blog e, até mesmo, para o canal do YouTube.

FACEBOOK OU YOUTUBE, QUAL PLATAFORMA ESCOLHER?

Mas afinal, qual dos dois devo utilizar? Utilize as duas! Ambas as plataformas são essenciais para uma estratégia de Marketing Digital de sucesso, afinal, cada uma tem um público específico.

É importante ressaltar que o Facebook e YouTube são excelentes plataformas e possuem suas particularidades, por isso, cabe a você avaliar qual a que melhor se encaixa na sua estratégia de negócios.

É essencial analisar as principais métricas de desempenho, para que seja possível avaliar qual rede social performa melhor, proporcionado assim saber qual das duas é mais vantajosa para a empresa investir na criação e publicação de materiais em vídeo.

Rafael Kiso. Especialista em marketing digital e fundador da mLabs.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Leitor-Articulista

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017