TEC & REDES

Facebook anuncia novo recurso de combate ao suicídio

facebook - suicídio
Internautas ganham mais um recurso para ajudar o Facebook a combater o suicídio (Imagem: Divulgação)

“Construir uma comunidade segura”. Com esse lema, o Facebook desenvolveu mais um recurso que visa o combate ao suicídio. Nesta semana, a rede social divulgou texto em que dá mais detalhes de como a novidade – chamada de “ferramenta integrada de prevenção de suicídio no Facebook Live” – pensada para auxiliar internautas que mostrem sinais de que pode tirar a própria vida e seus familiares. Até pelo nome, o mecanismo recém-lançado mostra que a plataforma controlada por Mark Zuckerberg visa realizar ações nesse sentido de forma mais ágil possível e com uso de conteúdos audiovisuais.

“No Facebook, se alguém publica algo que deixa você preocupado sobre o bem-estar dessa pessoa, você pode falar com ela diretamente ou reportar o post para nós. Temos times trabalhando ao redor do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para revisar as denúncias, priorizando as mais sérias como as que envolvem possíveis suicídios. Nós oferecemos uma série de opções de apoio às pessoas que expressam pensamentos extremos como ferir a si próprio ou tirar a própria vida”, informa o Facebook no comunicado oficial sobre o trabalho anti-suicídio. O texto divulgado pela rede social é assinado pela gerente de produto Vanessa Callison-Burch, a pesquisadora Jennifer Guadagno e o líder de segurança global Antigone Davis.

Reforçando a atenção que dá ao tema, a equipe da rede social reforça que o trabalho realizado inclui o suporte para pessoas que informam postagens estranhas de amigos e parentes. O Facebook garante que a equipe do núcleo fica apostos para prestar a devida consultoria em cada caso relatado, como sugerir como o internauta que entra em contato deve iniciar conversa com o personagem delatado. Agora, a plataforma destaca que todo esse processo pode ser feito enquanto estiver acompanhando algum vídeo – via Live.

“A pessoa que estiver usando o Live verá um conjunto de opções enquanto estiver transmitindo. Agora elas podem entrar em contato com um amigo, com uma central de ajuda ou podem ver dicas. Se alguém que você conhece estiver em uma crise, é importante que você ligue imediatamente para os serviços de emergência. Você também pode visitar nossa Central de Ajuda para obter informações sobre como ajudar a si mesmo ou um amigo”, pontua a equipe do Facebook.

Ação contra o suicídio no Brasil

Ao anunciar o novo mecanismo de combate ao suicídio em todo o planeta, a rede social informou que mantém ativa parceria no Brasil desde o ano passado. Trata-se de trabalho conjunto com o Centro de Valorização da Vida (CVV). A parceria em questão por desenvolver fluxo de respostas “para ajudar tanto quem identifica um conteúdo preocupante quanto quem compartilha essas ideias”.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduando em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR