JORNALISMO

Fernando Holiday tem caixa 2 revelado e se coloca como vítima de fake news

fernando holiday - buzzfeed
Vereador Fernando Holiday teve caixa 2 revelado em reportagem do BuzzFeed (Imagem: Arquivo pessoal)

Integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e vereador paulistano pelo DEM, Fernando Holiday quer fazer o público acreditar que ele está sendo vítima de ação orquestrada por um veículo de comunicação vinculado à “extrema esquerda”. O espaço que na visão do político propaga tal ação é o BuzzFeed News BR. Na segunda-feira, 13, o site revelou – com documentos e depoimentos de personagens – que o manifestante-parlamentar fez uso de caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2016.

Assinada pelos repórteres Tatiana Farah e Severino Motta, a reportagem do BuzzFeed News informa que a equipe responsável pela campanha de Holiday no ano passado “pagou em dinheiro vivo e não declarou gastos com cabos eleitorais na reta final” do pleito em que o membro do MBL conquistou uma vaga na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Ao todo, 26 pessoas teriam sido beneficiadas com o ato. Além dos dados e documentos levantados pela dupla de jornalistas, a matéria do site conta com áudios em que uma cabo eleitoral explica como a panfletagem – paga sem prestação de contas à Justiça Eleitoral – era feita. O texto jornalístico apresenta, ainda, depoimentos de quem trabalhou em prol da eleição de Holiday.

Horas depois de a reportagem do BuzzFeed News ser publicada, o vereador filiado ao DEM se posicionou. Em vídeo de três minutos divulgado em sua página no Facebook, ele reclama, mas não desmente nenhuma das informações apuradas pelos dois repórteres do site. Na tentativa de se colocar como vítima, Holiday responde um internauta – que prestou solidariedade em comentário no post – dizendo que o veículo online trabalhou para “assassinar reputações” (apesar de a matéria estar baseada em documentos e depoimentos). Apesar do discurso, ele tentou assassinar a reputação de Tatiana Farah. Sem noção do ridículo, chegou a divulgar imagem de outra reportagem produzida por Tatiana – em que repercute declaração de Guilherme Boulos – como “prova” de que ela seria uma jornalista que apoia o PT e o Psol.

FakeNews ataca novamente. Holiday responde acusações de hoje.

Publicado por Fernando Holiday em Segunda, 13 de março de 2017

Com a tática virtual de valorizar afirmações positivas a seu respeito, Holiday tem respondido somente parte dos internautas. Porém, mesmo na postagem em que disparou críticas vazias contra o BuzzFeed News e a repórter Tatiana Farah, há internautas que questionam o trabalho do vereador paulistano. “Eita. Caixa 2 é novo jeito [de se fazer política]?”, pergunta um usuário. “Sério que vai adotar este mimimi vitimista? Esperava que você provasse que pagou com caixa 1. Cadê os comprovantes?”, pontua outra pessoa. Confiante na apuração feita, o BuzzFeed se limitou a analisar que, em sua resposta, o integrante do MBL “não explica pagamentos em dinheiro”.

Fernando Holiday – matérias relacionadas

Kim Kataguiri é dispensado pela Folha de S. Paulo

Minha descoberta sobre notícias falsas – por Gilberto Dimenstein

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino