CARREIRA JORNALISMO

Fiam-Faam organiza simpósio sobre jornalismo multimídia

fiam-faam - simpósio - jornalismo multimídia
(Imagem: Divulgação)

Jornalismo multimídia pauta o simpósio organizado pela Fiam-Faam. Evento, que contará com presenças internacionais, será realizado em novembro

O núcleo do mestrado profissional em jornalismo do complexo Fiam-Faam organiza a terceira edição do “Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma“. O evento, que conta com parceiras com a ESPM e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será realizado em São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro. Pesquisadores de comunicação interessados em participar devem, porém, enviar os resumos expandidos de seus trabalhos até segunda-feira, 14.

Fazendo jus ao nome, o simpósio contará com acadêmicos do Brasil e de outros países. A conferência de abertura, por exemplo, será conduzida pelo professor doutor Denis Ruellan, da Universidade de Paris-Sorbonne (França). Ele colocará em discussão “Contratos e relações de trabalho no jornalismo em tempos de convergência”, com base em estudos sobre as mudanças na imprensa em países da Europa e como elas podem ser aplicadas no contexto brasileiro.  “Condições do mercado de trabalho jornalístico e novos arranjos de produção” e “Jornalismo multiplataforma e em mobilidade: narrativas, formatos e estratégias” serão outros painéis presentes no encontro.

“De que maneiras as demandas geradas nos ambientes multiplataforma nos quais o jornalismo tem emergido reconfiguram, reorganizam e ressignificam a atividade profissional, em suas dimensões éticas, técnicas e estéticas?”. A organização do núcleo de mestrado profissional em jornalismo da Fiam-Faam destaca que esse questionamento é o grande motivo para a realização do evento. Com as participações de pesquisadores do setor, a instituição de ensino espera que os debates ajudem na busca de respostas.

fiam-faam - simpósio - jornalismo multimídia
(Imagem: Divulgação)

Conteúdo relacionado…

Instituição alternativa no jornalismo pós-industrial

Notícia em meio digital online: da leitura à tradução colaborativa

A transformação da sociedade perante o uso dos serviços streaming

Crise e reestruturação em negócios jornalísticos da Espanha

Identidades de jornalistas latino-americanos em redes sociais

“De que maneiras as demandas geradas nos ambientes multiplataforma nos quais o jornalismo tem emergido reconfiguram, reorganizam e ressignificam a atividade profissional, em suas dimensões éticas, técnicas e estéticas?” Fiam-Faam quer responder essa pergunta com o seminário

Como fazer parte do debate do evento da Fiam-Faam

Professores e pesquisadores de comunicação social que querem integrar o debate do seminário sobre jornalismo multimídia organizado pela Fiam-Faam devem submeter seus estudos para análise. Os trabalhos devem ser redigidos em formato de resumo expandindo, contendo de 5 mil a 8 mil caracteres. Os materiais precisam obrigatoriamente conter: problemática; método de pesquisa; campo ou corpus (quando for pertinente); resultados e discussões; e referências bibliográficas (padrão ABNT ou APA). Os conteúdos podem focar em 15 temas relacionados ao jornalismo multiplataforma…

  • Interfaces profissionais
  • Mídias sociais
  • Contextos de trabalho
  • Produção audiovisual
  • Linguagens e narrativas
  • Dispositivos móveis
  • Estatutos e identidades profissionais
  • Consumo e recepção
  • Midiatização
  • Modelos de negócios
  • Big Data
  • Interfaces sociais
  • Práticas alternativas
  • Processos históricos
  • Experimentações

Os trabalhos precisam ser enviados até o fim de segunda-feira, 14 de agosto, para o e-mail simposiomultiplataforma@gmail.com. Os estudos podem ser redigidos em três idiomas: espanhol, inglês e português.

Calendário: simpósio sobre jornalismo multimídia

14 de agosto
Prazo final para a submissão de resumos expandidos

4 de setembro
Divulgação dos resultados dos resumos enviados para análise

11 de setembro a 13 de novembro
Inscrições (a Fiam-Faam promete divulgar o link em breve)

23 e 24 de novembro
Realização do evento, com presenças nacionais e internacionais

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017