ESPECIAIS JORNALISMO

Folha de S. Paulo é condenada por omitir nome de jornalista em reportagem premiada

folha processo especial
Especial da Folha omitiu nome de jornalista como coautora do trabalho (Imagem: Reprodução/Folha)

A Folha de S. Paulo foi condenada por danos morais por omitir nome da jornalista e diagramadora Renata Maneschy como coautora da premiada reportagem Boyhood Bolsa Família. O especial veiculado em 2015 foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo como a “Melhor Contribuição para Imprensa” no ano e, em seguida, conquistou o Grande Prêmio Folha.

A decisão de condenar o veículo de mídia foi da juíza Daniela Mori, da 89ª Vara do Trabalho de São Paulo. De acordo com a magistrada, “não pode um meio de comunicação de notória importância no país, deturpar a verdade dessa forma”. Assim, ficou decidido que o impresso deve pagar R$ 30 mil pela conduta e corrigir os arquivos e registros do jornal para constar a informação de que Renata participou da reportagem especial Boyhood Bolsa Família, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O advogado da jornalista, Kiyomori Mori, explica que a comunicadora estava creditada na produção jornalística, porém, após ser demitida, teve seu nome retirado do especial. “Lembra Stalin, que manipulou fotos históricas para apagar o protagonismo do seu ex-companheiro Trotsky na Revolução Russa de 1917, somente porque se tornaram desafetos”, avalia o advogado.

A sentença também mencionou o ponto de o nome da jornalista ter sido retirado somente depois da demissão. “A ré (Folha) mencionou o nome da autora e depois, sem justificativa, não mais mencionou. Altera, dessa forma, a verdade dos fatos. Fatos importantes porque a reportagem recebeu, ao menos, dois prêmios. Conduta, no mínimo, reprovável num importante veículo cujo objeto é a informação”.

A reportagem do Portal Comunique-se tentou falar com a Folha para entender o que aconteceu e o motivo de o nome da jornalista ter sido omitido logo após seu desligamento, mas ainda não obteve retorno. Ao acessar o especial na internet (que pode ser visto neste link), o nome da Renata já retornou para os créditos como responsável pela edição de arte do especial.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Nathália Carvalho

Nathália Carvalho

Jornalista com oito anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi.

COMENTAR

COMENTAR

Anúncio do Dino Divulgador de Notícias - vire notícia na internet

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017