JORNALISMO

Folha perde Natuza Nery para a GloboNews e movimenta redação

Parte da 1ª página da edição desta quinta, 2, da Folha de S. Paulo (Imagem: Divulgação/Facebook)

A Folha de S. Paulo deixou de contar com o trabalho da jornalista Natuza Nery na última semana. Editora da coluna ‘Painel’, que diariamente apresenta notas sobre os bastidores da política, a profissional foi contratada pela GloboNews, conforme informa o boletim Jornalistas & Cia. Além da baixa, a publicação paulistana realizou movimentações dentro da própria redação, trocando alguns funcionários de funções, editorias e até de país.

Com a contratação de Natuza, a GloboNews passa a contar em seus quadros com duas ex-editorias da coluna ‘Painel’. Em 2012, Renata Lo Prete, então titular do espaço mantido pela Folha, também foi contratada pelo canal de notícias mantido pela Globosat. Entre Renata e Natuza, o ‘Painel’ chegou a ser comandado por Vera Magalhães, que deixou o jornal ao ser contratada pela revista Veja e hoje integra o time de apresentadores da rádio Jovem Pan.

Com a saída de Natuza, o ‘Painel’ passou a ser editado – de modo interino – por Paulo Gama, que já integrava a equipe da coluna como repórter. Formado em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ele é colaborador do jornal do Grupo Folha desde 2010, atuando inicialmente na equipe do caderno ‘Poder’. Agora, como editor interino, ele passa a contar com o apoio de Thais Arbex, que assina como repórter da coluna política na capital paulista.

Enquanto Gama muda de função, mas segue na mesma editoria, Uirá Machado assume responsabilidades em diferente núcleo do jornal. Na Folha há mais de uma década, onde começou como integrante do programa de trainee, o jornalista – que na verdade é bacharel em Direito e filosofia – deixa de responder como editor de ‘Opinião’ (responsável pelos editoriais do jornal) para cuidar do suplemento cultural ‘Ilustríssima’. A alteração dentro da redação acontece depois de mais de três anos.

Antecessor de Machado na edição do ‘Ilustríssima’, Marcelo Augusto Gonçalves fica sem atuar na sede da Folha de S. Paulo, na Alameda Barão de Limeira, para mudar de posto e também de país. Fora da cobertura cultural do impresso, ele está de mudança para Nova York. Diretamente dos Estados Unidos, ele será mais um jornalista a colaborar com o veículo de comunicação como correspondente internacional – tendo a estreia na função prevista para o início do próximo mês.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino