JORNALISMO

Braço da TV Globo na internet, Gshow demite mais de 20 jornalistas

Gshow - TV Globo
(Imagem: Reprodução/Facebook)

O portal Gshow, braço do entretenimento da TV Globo na internet, demitiu 21 jornalistas na última segunda-feira, 10. Foram dispensados 19 profissionais que trabalhavam no Rio de Janeiro e dois de São Paulo, incluindo pelo menos dois repórteres fotográficos e um profissional que atuava como designer.

Segundo informações apuradas pela reportagem do Portal Comunique-se, jornalistas que atuavam dedicados às produções de determinados programas da emissora foram remanejados para a redação do Gshow. Na mesma data em que foram realizadas as demissões, alguns profissionais receberam novas funções.

A partir de agora, apenas alguns programas do canal contarão com profissional de conteúdo alocado dentro da equipe, o que faz com que parte da produção de conteúdo fique a cargo dos produtores, assistentes de direção e até do elenco. Com a situação, as movimentações têm causado problemas por acumulo de trabalho: fotos de cenas tiradas nos sets de gravação pela equipe de produção, por exemplo, não podem ser creditadas, pois de acordo com o departamento jurídico da emissora, isso caracterizaria dupla função.

Ainda de acordo com a apuração, as demissões atingiram apenas jornalistas produtores de conteúdo. Outros profissionais que atuam como gerentes e coordenadores permanecem em seus cargos. Nos últimos três anos, pelo menos três gerentes e dezenas de jornalistas deixaram o braço de entretenimento da TV Globo insatisfeitos com os rumos do portal. Além disso, os funcionários do site foram proibidos de fazer horas extras.

Questionada sobre as demissões e movimentações internas, a comunicação da emissora se limitou a dizer que os “estúdios Globo cumpriram mais uma etapa na modernização de seus processos de produção, com vistas à ampliação da produção de conteúdo para todas as plataformas. A produção multiplataforma tem nos exigido modelos de criação, de gestão e de operação cada vez mais ágeis, integrados e preparados para o futuro. E também revisões constantes das nossas formas de atuação, com ajustes, acomodações e novos desafios para as equipes e estruturas de todas as plataformas”.

Leia mais:

Record afirma que delação de Palocci envolve a TV Globo

SOBRE O AUTOR

Tácila Rubbo

Estudante do 7º semestre do curso de jornalismo da Fiam-Faam, 23 anos. Trainee de redação do Portal Comunique-se desde setembro de 2016. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Atualmente, é a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Além disso, cuida de produções externas e, claro, produz notas e reportagens especiais.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino