JORNALISMO MAIS COMUNICAÇÃO

Globo tem mais de 2 mil profissionais dedicados à cobertura do Carnaval

(Imagem: Divulgação/Globo)

Cerca de 2.500 profissionais da TV Globo trabalharão na exibição dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, durante o carnaval. A emissora anunciou que está preparando mais de 50 horas de transmissão ao vivo da folia, apenas na TV. Além disso, pelo Globo Play – aplicativo da emissora –, qualquer internauta poderá assistir, gratuitamente, às principais festas do Brasil, direto de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

Nas noites dos dias 24 e 25 de fevereiro, os jornalistas Chico Pinheiro e Monalisa Perone repetem pelo quarto ano a dobradinha na narração do desfile do grupo especial de escolas de samba de São Paulo, e pela terceira vez contam com o time de comentaristas formado por Celso Viafora, Ailton Graça e Alemão do Cavaco.

“Nosso desafio é manter o tom de conversa dos últimos três anos. A sintonia com os meus parceiros Chico, Ailton, Celso e Alemão ajuda demais a realizar isso”, conta Monalisa Perrone. A apresentadora já visitou as 14 escolas do grupo especial para conversar com os carnavalescos. As visitas renderam anotações em dois blocos.

Na segunda-feira, 20, Monalisa deixa de apresentar o ‘Hora 1’ para se dedicar ainda mais ao carnaval, estudar e inverter o fuso horário. “Precisamos virar a chave das notícias pesadas do dia a dia para a leveza do carnaval”, complementa a apresentadora. Chico Pinheiro também deixa a bancada do ‘Bom Dia Brasil’ na próxima segunda-feira para se adaptar ao horário de trabalho invertido.

“Participar da transmissão do carnaval é um prazer enorme, uma diversão que vara a madrugada! Nosso time é afinado e bastante entrosado, os comentaristas são especialistas no assunto. Nós dançamos, cantamos, brincamos e tentamos passar isso para quem está em casa”.

Nas transmissões do Rio de Janeiro, a jornalista Mariana Gross ganha a companhia de Carlos Gil no comando das transmissões das escolas de carnaval da série A, com a parceria dos comentaristas Mumuzinho e Leandro Vieira, carnavalesco campeão pela Mangueira no ano passado.

Apaixonado por carnaval, Gil trabalha na cobertura há anos como repórter e, em 2016, narrou o desfile das escolas campeãs do Rio para o G1. Além das narrações, o estreante é responsável por duas séries sobre o tema nos telejornais locais nesta semana que antecede a festa.

Foliã declarada e apaixonada por carnaval, Mariana faz questão de trabalhar na cobertura em várias funções: narra pelo quinto ano consecutivo os desfiles da série A carioca atua como repórter na cobertura da arquibancada popular nos dias de desfile do Grupo Especial e ainda apresenta a apuração do Rio de Janeiro. “Nunca é natural para mim chegar na Sapucaí, é sempre muito emocionante até hoje”, conta a apresentadora.

Em 26 e 27 de fevereiro, o Grupo Especial de escolas de samba do Rio de Janeiro desfila com cobertura da apresentadora Fátima Bernardes, que ganha companhia de Alex Escobar na condução da transmissão. Milton Cunha e Pretinho da Serrinha completam o time como comentaristas.

Fátima está animada para a estreia de Escobar e acredita que a parceria será tão bem sucedida quanto a dos últimos anos com Luis Roberto. “São dois profissionais acostumados a lidar com emoção, o que faz muita diferença nessa cobertura. As pessoas envolvidas com carnaval mergulham com muita paixão, e conseguir transmitir um pouco dessa alegria, euforia, dessa vontade de vencer tem muito a ver com eles. Eu e o Alex estamos visitando juntos os barracões. Tenho certeza de que será uma parceria bem bacana, estamos bem empolgados”, conta Fátima.

Para Escobar, é uma honra dividir essa cobertura com Fátima, depois de quatro anos apresentando a série A carioca. “Eu tenho orgulho de estar com a Fátima esse ano, é uma honra e uma alegria muito grandes pra mim”, conta o narrador.

De acordo com anuncio da emissora, durante o carnaval, o núcleo de jornalismo da Globo conta com o apoio de sua rede de emissoras afiliadas para cobrir as festas mais populares de todo o Brasil, com entradas ao vivo e reportagens especiais, “do frevo ao axé, passando pelos blocos de rua”.

Campanhas
Durante o carnaval, a Globo retoma ainda as suas campanhas de conscientização tanto no Rio como em São Paulo, que – de acordo com a emissora – “reforçam as melhores maneiras de curtir a folia na rua e ter um carnaval Globeleza”. Composta por três filmes, a ação da capital paulista destaca os problemas gerados nos dias de festa: pessoas que bebem demais, que não se preocupam com a forma correta de descartar lixo e que não utilizam banheiros públicos, químicos ou de estabelecimentos que apoiam a festa. E lembra o que fazer para que nada disso atrapalhe a festa. No Rio de Janeiro, dois filmes com marchinhas alertam para a importância de cuidar do lixo e de usar os banheiros.

Além disso, a tradicional vinheta Globeleza foi lançada com a intenção de mostrar a diversidade e a riqueza do carnaval brasileiro, representadas pelos ritmos, estilos e tradições que embalam os foliões durante os cinco dias de festa. O frevo, o maracatu, o axé, o bumba meu boi e o carnaval tradicional de avenida esquentam a campanha deste ano.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino