CARREIRA JORNALISMO

Google News Lab promete cursos online e gratuitos para jornalistas

google news lab - cursos online - jornalistas

Plataforma desenvolvida pelo Google em 2015 com intuito de auxiliar jornalistas de todo o mundo, o News Lab prepara a realização de cursos online gratuitos para os profissionais. É o que promete o coordenador do serviço para o Brasil, Marco Túlio Pires. Em texto publicado na versão nacional do blog oficial da empresa nesta semana, o executivo pontua que comunicadores necessitam ter maior contado com novas ferramentas digitais.

Parcerias do Google para cursos gratuitos

A oferta de oficinas virtuais ocorre devido às parcerias que o Google mantém com outras instituições – no Brasil e em outros países. Em maio deste ano, por exemplo, o News Lab lançou o curso massivo e aberto sobre fundamentos do jornalismo de dados. O assunto foi desenvolvido pelo Centro de Estudos de Jornalismo e Mídia da Universidade de Hong Kong e está disponível em cinco idiomas: chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, hindi e inglês.

“Com o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, vamos oferecer cursos em português e espanhol. Os programas incluirão cursos sobre checagem de fatos, jornalismo imersivo (por exemplo, realidade virtual e vídeos 360) e jornalismo de dados. O curso é gratuito e qualquer pessoa poderá se inscrever. Os alunos que completarem o curso também podem pedir um certificado de finalização do curso para o Centro Knight, que recolhe uma taxa no processo”, adianta Marco Túlio Pires.

Conteúdo relacionado…

Inscrições abertas para curso on-line gratuito sobre Lei de Acesso a Informações

Vevo abre inscrições para programa de estágio com foco em desenvolvimento de jovens

Apple Brasil tem vaga para editor de conteúdo

Além da Universidade de Hong Kong, o Google News Lab mantém parcerias ativas com organizações como Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Instituto Americano de Imprensa e Instituto Poynter de Estudos do Jornalismo. No Brasil, a gigante da internet trabalha desde 2013 com a Associação Nacional de Jornais no Brasil (ANJ). Ao lado da entidade brasileira, surgiram ao menos dois cursos sobre técnicas básicas do jornalismo de dados e produção audiovisual.

Disponíveis: lista de cursos para jornalistas

Como fruto das parcerias mantidas pelo Google, a página em português do News Lab conta com nove cursos disponíveis. Confira, abaixo, a lista:

Como ver todos os cursos do News Lab?

Para ter acesso aos cursos disponibilizados pelo Google News Lab basta acessar o site oficial da plataforma: newslab.withgoogle.com/training. A equipe responsável pelo serviço voltado a jornalistas pontua, ainda, que sugestões de assuntos e formatos a serem abordados devem ser enviadas para o e-mail newslabsupport@google.com.

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017