Dissertação

Grupos de poder e território os suábios do Danúbio

centro-sul paraná - suábios do Danúbio

GRUPOS DE PODER E TERRITÓRIO OS SUÁBIOS DO DANÚBIO, SEGREGAÇÃO E COOPERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-SUL DO PARANÁ

Este trabalho busca compreender como os suábios do Danúbio, imigrantes do leste europeu (Iugoslávia, Hungria e Romênia) se constituem como grupo de poder político-econômico e contribuição destes para o desenvolvimento da região de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná. Os suábios do Danúbio foram expulsos do sudeste da Europa para viver em campos de refugiados na Áustria após a Segunda Guerra Mundial. Em decorrência, 500 famílias inscreveram-se em um projeto que visava a criação de uma cooperativa agrícola no Brasil a partir de incentivos governamentais.

Com a chegada ao Brasil fundaram a Cooperativa Agrária em 1951. Em termos de procedimentos metodológicos o trabalho foi elaborado a partir da investigação qualitativa obtida pela coleta de dados documentais sobre
a cooperativa, a vida cultural e político-econômica dos imigrantes, dados secundários de órgãos institucionais e entrevistas. Como resultados podemos afirmar que a instalação do grupo contribuiu/cooperou economicamente para o município, mas não de forma homogênea, com a implantação de novas técnicas agrícolas e com a criação de postos de trabalho. Por outro lado, o assentamento dos suábios resultou em um processo de segregação territorial e na intensa valorização da tradição e cultura germânicas.