OPINIÃO

Imagem na internet: 5 atitudes que geram autoridade online

Cuidar da imagem na internet tem sido tabu para muitos empreendedores. Para alguns, trata-se de bicho de sete cabeças, complexo e de difícil construção, mas construir imagem na internet com autoridade não é tão complexo quanto parece. É primordial que o infoprodutor tenha imagem e reputação bem construída nos meios digitais, pois é através desses meios que o sucesso se constrói, a audiência se multiplica e a autoridade se solidifica.

Sabendo disso, decidi listar cinco atitudes que geram autoridade na internet:

1 – Seja autêntico
Autenticidade é ponto muito importante para o sucesso de infoprodutor no meio digital. Esse é um ponto que sempre pode ser melhorado por meio do autoconhecimento: quanto mais a pessoa se conhece, mais potencial para ser autêntica ela tem. Para que a imagem na internet de um infoprodutor transmita autoridade, ela precisa ser única, verdadeira e condizente com os seus valores. No entanto, não se trata de se transformar em personagem diferente de quem ele é ou ser outra pessoa! Ser autêntico é ser, acima de tudo, verdadeiro consigo mesmo, admitindo os pontos fracos e fortes, unindo-os para que ambos se melhorem, de forma que o crescimento venha naturalmente. Outro detalhe importante é que o meio digital vem ganhando cada dia mais novos adeptos, pessoas que escolhem ser infoprodutores e investem nesta carreira. O que garante o sucesso e o fracasso de muitos deles é a autenticidade. Aquele que inova, que se melhora, que está à frente dos outros e que é autêntico, tem a sua imagem na internet com autoridade e se torna referência em seu segmento.

2 – Entenda o contexto de sua imagem na internet
Um dos grandes erros que um influenciador digital comete sempre é não entender o contexto no qual ele está inserido. Exemplificando: digamos que um influenciador digital quer transmitir imagem na internet sobre simplicidade. Postar fotos em suas redes sociais dizendo que está hospedado em hotel cinco estrelas, que adquiriu fortuna com o lançamento do seu produto, ou que comprou para seu bel prazer casa enorme com 40 cômodos, não condiz com a mensagem que essa pessoa quer passar para as pessoas sobre simplicidade. Isso não significa que grandes conquistas não devem ser compartilhadas: a atenção deve ser dada à mensagem que é pregada e ao público-alvo.

3 – Abomine a resposta padrão
A imagem na internet baseia-se no que os outros estão falando sobre você. Um ponto em que muitos empreendedores sempre pecam muito é na resposta padrão. Para tudo, respondem a mesma coisa, seja elogio ou crítica, sempre usam a mesma resposta robotizada que os distanciam de sua audiência. Essas respostas padrões nas redes sociais acabam com a imagem na internet de qualquer influenciador digital! O legal de se ter comentários sobre os conteúdos que o infoprodutor repassa no mundo digital é que isso permite que exista conexão com a audiência, ou seja, proximidade! Uma dica legal é criar várias respostas diferentes de agradecimentos e, quando for responder alguém, responder de verdade, querendo que aquela resposta chegue ao seguidor, permitindo que ele se sinta único.

4 – Conheça quem te segue
É muito comum que determinados seguidores de um infoprodutor resolvam adicioná-lo também no perfil pessoal. Nesse perfil, na grande maioria dos casos, não é compartilhado conteúdo profissional, pois trata-se de perfil voltado à vida pessoal. No entanto, não é interessante para o infoprodutor ter seguidores de sua página em sua rede de contatos pessoais, pois o que é interessante para quem o segue não está no perfil pessoal. Mesmo assim, estar nas redes sociais é ter a imagem exposta na internet, e por essa razão não se deve publicar nas redes sociais algum conteúdo que possa causar qualquer visão negativa.

5 – Nunca diga nunca
Uma atitude que contribui na construção de autoridade de um empreendedor com a sua imagem na internet é ter cuidado com o que fala! Levantar a bandeira do “nunca” pode ser perigoso para a imagem e reputação de alguém. Em um mundo constante, onde tudo muda o tempo todo, opiniões são alteradas dia após dia. Existem opiniões e atitudes mais extremas que merecem ter atenção ao serem reproduzidas. Alguém que diz, por exemplo, “Eu nunca vou investir em curso online”, e um ano depois vê que essa pode ser a melhor alternativa para o seu negócio, acaba entrando em descrédito. A imagem na internet está puramente ligada ao que um infoprodutor diz sobre ele mesmo, sobre seu produto, sobre comportamento e sobre o mundo. Por esta razão, melhor do que levantar a bandeira do “nunca farei isso, nunca farei aquilo” é manter-se aberto às mudanças de percepções, de ideais e de conceitos.

Com essas dicas de atitudes, um infoprodutor consegue enxergar que não é tão difícil construir uma imagem na internet de autoridade, mas ainda assim requer atenção e cuidado.

Nathana Lacerda. Especialista em imagem e reputação, graduada em Comunicação Social – Jornalismo e possui know-how de mais de 10 anos de atuação no mercado de assessoria de imprensa e relações públicas.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Leitor-Articulista

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017