Sex, 03 de Fevereiro de 2012 21:43
Queda de ministro, tragédia e conflitos: confira o que foi notícia durante os últimos sete dias
Mariana Carvalho
Violência, protestos internacionais, polêmicas no futebol, queda de mais um ministro no governo Dilma Rousseff, tragédia climática, cena musical brasileira temendo a perda de um grande artista. A semana foi agitada e cheia de notícias e esses foram alguns dos temas que tiveram espaço na imprensa brasileira.
A segunda-feira, 30, começou com uma polêmica no mundo do futebol. O jogador Daniel Carvalho, meio-campo do Palmeiras, afirmou que quando jogava pelo CSKA, da Rússia, tomava anabolizantes para manter a condição física. Porém, com a repercussão de sua declaração para a rádio Estadão-ESPN, o atleta logo se arrependeu e tratou de negar a informação, dizendo que nunca teve conhecimento sobre o uso de substâncias proibidas.
Era para ser apenas mais uma partida de futebol, mas os confrontos entre ativistas e militares que deixaram 74 mortos só aumentou a tensão política no Egito, na última quarta-feira, 1º. O episódio reforçou a sensação de que a junta militar que governa o país não conseguiu restaurar a ordem, quase um ano após a queda do ex-ditador Hosni Mubarak. O povo egípcio acusa a polícia de não tentar impedir a tragédia.
No Brasil, a quinta-feira, 2, dos jornalistas foi pautada pela queda do ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP). Sétimo ministro do governo Dilma a deixar o cargo, o progressista pediu demissão por suspeitas de corrupção relacionadas a projetos da organização da Copa do Mundo de 2014.
O zagueiro John Terry perdeu nesta sexta-feira, 3, a condição de capitão da seleção de futebol da Inglaterra, enquanto aguarda o julgamento de uma acusação de racismo. O jogador do Chelsea, porém, continuará sendo convocado para a equipe, que disputará a Eurocopa neste ano. A Associação de Futebol da Inglaterra disse que Terry ficará sem a braçadeira "até que as acusações contra ele sejam resolvidas".

Ainda na sexta, a notícia de que o suspeito de ter assassinado a procuradora federal do INSS, Analice Moreira de Mello, na última quinta, foi encontrado morto em um motel às margens da BR-356, em Belo Horizonte, deixou as autoridades intrigadas. A Polícia Civil investiga a possibilidade de o homem, marido da vítima, ter cometido suicídio, mas os peritos não descartaram a tese de assassinato, uma vez que o corpo foi encontrado com vários ferimentos de faca na cama de uma suíte, de acordo com informações da rádio CBN.
A semana também foi marcada por uma tragédia climática que já fez 120 mortes na Europa. Uma onda de frio de 30 graus negativos atingiu Ucrânia, Polônia, Romênia, Áustria e Sérvia, onde cerca de 1.150 pessoas foram atendidas com suspeitas de hipotermia. Os serviços de meteorologia informaram que o frio intenso deve continuar até o fim de semana e a expectativa é que aumente o consumo de energia para manter os aquecedores ligados.
Última atualização em 05 Fevereiro 2012