OPINIÃO

Instagram: 4 dicas de boas legendas para elevar o engajamento

engajamento - instagram
(Imagem: Divulgação)

Você sabe o quanto uma legenda para Instagram pode contribuir para o engajamento de seus seguidores? A rede social chegou timidamente em 2010, mas já atingiu a marca de 700 milhões de usuários ativos. No correr desses anos, as legendas passaram a ter papel significativo.

É claro que com tanto sucesso, as marcas e organizações começaram a olhar a ferramenta com mais atenção e a perceber que a plataforma poderia ser utilizada como um meio poderoso de divulgação dos seus produtos e serviços.

Por causa disso, os profissionais da área de marketing ficaram incumbidos de estarem sempre atentos às novidades e formas de usar o Instagram da melhor maneira, para esse fim. O problema é que quando pensamos nesta plataforma, logo vem aquela ideia de que é a rede social perfeita para quem quer comunicar-se somente através de imagens, certo? E não é bem assim!

Por ser um app focado na estética de fotografias, muita gente acaba dando uma importância secundária para o texto e o pobre coitado acaba não recebendo a atenção que merece. Para ter resultados positivos, é necessário que se tenha o famoso engajamento dos usuários e, para que isso ocorra, é preciso que se dê atenção especial também aos textos.

Por isso, o Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, separou algumas dicas simples, mas muito valiosas. Elas vão ajudar na hora de fazer as legendas no Instagram e, consequentemente, ajudarão a aumentar o engajamento também, é claro!

Entenda o que é engajamento

Apesar de ser tema bem comum em tempos de marketing de digital, muita gente não entende exatamente o que quer dizer e sua real importância. O engajamento é, basicamente, o envolvimento e interação do usuário com a marca. E não vá imaginando que o engajamento é medido apenas pelo número de seguidores da conta no Instagram.

É muito mais do que isso! As curtidas, comentários e compartilhamentos das publicações também são forma de engajamento do internauta. E pasmem: são até mais importantes do que o número de pessoas que seguem o perfil de uma marca.

Essa interação precisa daquele usuário que não apenas visualizou o conteúdo, mas também se interessou e está participando de alguma forma, sobre o que foi publicado pela empresa. É o engajamento que viraliza os conteúdos, fazendo com que uma marca ganhe espaço. É através dele que são disseminadas opiniões de quem já experimentou um produto ou serviço, atraindo mais clientes.

A questão é, como criar engajamento? E é aí que vem a importância do conteúdo. Um conteúdo de qualidade envolve assuntos instigantes e interessantes, com informações úteis e uma linguagem próxima ao seu público.

E, convenhamos, não dá para falar tudo o que queremos com simples imagens, por mais bonitas e atrativas que elas sejam.

Entende a importância do texto nos posts do Instagram? Ele vem como um ingrediente essencial para atrair, informar e complementar o que uma imagem quer passar.

Conseguiu entender o que é engajamento e a sua importância? Agora resta saber como esses textos devem ser feitos, não é mesmo? Estas dicas te darão um norte, na busca pelas legendas perfeitas do Instagram.

– Não vá com sede ao pote

Para começar, você deve saber que, para facilitar a leitura de quem vai ler sua postagem, você deve restringir sua legenda a uma média de 138 caracteres.

Depois disso, o Instagram insere o botão de “ler mais” e é aí que você perde boas oportunidades de contar sua história.

Essa é a hora de usar sua habilidade de resumir um assunto de maneira interessante e gostosa de ler. Caso não dê para resumir tanto, tente ao menos fazer com que o início da sua legenda seja cativante, de maneira que o cliente seja atraído para ler o restante.

– Use a legenda a seu favor

Uma foto fala muito, mas, sem um contexto, ela fica aberta a interpretações que, muitas vezes, não são as que você procura na hora de produzir conteúdo para um cliente, por exemplo.

Use a legenda a seu favor: insira a imagem em um ambiente, conte o que ela representa e ajude o seu seguidor a absorver aquele recado da maneira que sua marca precisa ou quer.

Instagram é o lugar para fazer bons negócios, sim!

– Use os emojis 🙂

Eles não são só bonitinhos, não. Emojis já fazem parte da comunicação entre as pessoas e se expressar através deles se tornou muito natural.

A dica é usá-los com moderação e sempre pensando na mensagem que vão passar. Observe se aquele emoji realmente condiz com o perfil do público e se também é de fácil entendimento.

Abusar de combinações ou usar símbolos pouco claros pode segmentar sua publicação a um número pequeno de usuários. Se essa for a sua estratégia para o cliente, tudo bem.

– Esteja atento à formatação

Leve sua legenda para um outro patamar, mostrando cuidado com a formatação. Esse detalhe faz diferença na hora da leitura dinâmica e garante que o usuário leia a mensagem até o fim.

A melhor maneira de fazer isso, já que digitar e editar textos no smartphone é horrível, é usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.

*Rafael Kiso. Fundador da mLabs e especialista em marketing digital

SOBRE O AUTOR

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino