CARREIRA JORNALISMO

InternetLab: inscrições abertas para programa sobre jornalismo e histórias

O InternetLab, organização sem fins lucrativos que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, recebe até sexta-feira, 3 de fevereiro, inscrições para a primeira edição da Escola InternetLab.

O programa “Para contar as histórias do futuro: jornalismo e políticas de internet” será realizado de 2 a 14 de abril e vai debater o jornalismo e as histórias e conflitos que envolvem direitos digitais.

O treinamento é gratuito e, ao todo, serão selecionados 20 jornalistas – dez do Brasil e dez de outros países da América Latina. O InternetLab oferece bolsas para cobrir despesas com outros custos relativos ao curso, como acomodação, alimentação, e transporte.

O coordenador de cursos da Abraji, Tiago Mali, será um dos instrutores do programa, que envolve palestras, seminários, oficinas e workshops, além de acompanhamento remoto dos participantes.

Nesta edição, três eixos temáticos norteiam a programação. São eles: por dentro dos conflitos (internet, política, histórias, tendências); como contar histórias? (bases de dados, vazamentos, fact-checking); e efeitos a serem considerados (big data, efeito bolha, engajamento, segurança).

Convidados de vários veículos e iniciativas também compartilharão suas experiências e vão discutir o uso de bases de dados na construção de narrativas, os desafios decorrentes do big data, ferramentas de segurança digital, exemplos de jornalismo investigativo e jornalismo de dados. Temas atuais como os bloqueios do WhatsApp, a remoção de conteúdo de plataformas online e a relação entre internet, gênero e raça também serão destacados na Escola InternetLab 2017.

O treinamento é voltado para jornalistas interessados em contar histórias sobre as mudanças sociais, políticas e culturais decorrentes da expansão da tecnologia e da internet.

As inscrições devem ser feitas pelo envio de um email para escola@internetlab.org.br, com os seguintes arquivos: currículo, carta de motivação, cópia de artigo publicado recentemente na área de tecnologia, carta de recomendação (opcional) e, caso seja necessário.

O edital completo com todas as informações sobre a Escola InternetLab pode ser lido aqui.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino