JORNALISMO TEC & REDES

Jogo da amizade tem música gospel, fora Temer e “mitada” de Silvio Luiz no Twitter

(Imagem: CBF)

O “jogo da amizade” movimentou veículos de comunicação e as redes sociais na noite de quarta-feira, 25. O amistoso disputado entre Brasil e Colômbia foi transmitido por diversas emissoras de tevê, indo além da Rede Globo e dos canais esportivos da televisão fechada. As mais distintas coberturas da partida renderam espaços para música gospel durante o intervalo, mensagem de “fora Temer” exibida em empresa pública e locutor que virou destaque, chegando a figurar nos trending topics do Twitter.

Diferentemente do que tem ocorrido há décadas em jogos da seleção brasileira de futebol, a narração na TV Globo não foi exclusiva de Galvão Bueno. A emissora deu vez a homenagens aos sobreviventes da tragédia da Chapecoense e recebeu o locutor esportivo Rafael Henzel, que estava na aeronave que caiu no fim de novembro de 2016, como convidado especial. Ele participou de toda a transmissão diretamente da cabine da emissora no estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, e fez tabelinha na locução — chegando a narrar o replay do único gol da partida, marcado pelo atacante Dudu.

Além de Henzel, que segue seu trabalho como comunicador e narrador na rádio Oeste Capital de Chapecó (SC), a cabine da Rede Globo no Engenhão recebeu outros dois brasileiros que sobreviveram à tragédia que vitimou fatalmente 71 pessoas, entre  jogadores, dirigentes e jornalistas. Marcaram presença na transmissão global o lateral-esquerdo Alan Ruschel e o goleiro Jackson Follmann. Ruschel chegou a fazer vezes de comentarista convidado, analisando alguns lances da partida. Follmann, por sua vez, apareceu no intervalo e cantou parte uma música gospel. A performance do atleta para a canção “Raridade” emocionou o público.

Emissora pública mantida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Brasil também exibiu a partida. A transmissão do jogo pelo canal chamou a atenção em momento de interatividade. Promovendo a hashtag #JogodaAmizade, o veículo exibiu alguns tuítes. Entre um elogio e outro, apareceu na tela para os telespectadores a seguinte mensagem postada por Vinícius Sacramento: “Boa transmissão, Bocage! Gostaria de ver Diego e Robinho juntos novamente”. O usuário do Twitter não parou o recado por aí e aproveitou para se manifestar contra o atual presidente da República e, além de marcar a frase promovida e o perfil da emissora, registrou o #ForaTemer.

A Rede TV exibiu o jogo com narração de Silvio Luiz. O profissional atraiu o público que acompanhava a partida e estava usando o Twitter. Segundo nota divulgada pela própria emissora em seu site oficial, o nome do locutor esportivo foi um dos assuntos mais comentados na rede de microblogs. “O veterano deu um show com seus famosos bordões e levou os internautas à loucura”, afirmou o canal. Na transmissão, Silvio Luiz teve a companhia de outros dois jornalistas da casa: Juarez Soares e Luiz Ceará, que foram os responsáveis pelos comentários de Brasil X Colômbia.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino