CARREIRA TEC & REDES

Jornalistas do Correio do Povo realizam oficina de transmissão em tempo real

oficina jornalistas
Tiago Medina e Bernardo Bercht (Image,: Renato Panattieri_

Os jornalistas do Correio do Povo, do Grupo Record RS, Bernardo Bercht e Tiago Medina, ministram a segunda edição da oficina Coberturas em Tempo Real – Foto, vídeo e texto, linguagens do live blog no dia 10 de junho, com duração de seis horas no Metamorfose Cursos (avenida Getúlio Vargas, 1691). As aulas abordarão o funcionamento das ferramentas de comunicação e as formas de conduzir uma narrativa eficiente nos diversos tipos de eventos, tanto na esfera esportiva quanto no “hard news”.

Além da técnica, os dois profissionais contarão suas experiências e conhecimentos adquiridos com as coberturas que realizaram em quase oito anos de coberturas online na redação do CP, bem como falarão sobre as dificuldades encontradas nesse processo. “Ao longo deste tempo, tivemos que enfrentar diversos desafios de apuração e de narração. De encontrar a linguagem certa a ser utilizada neste tipo de cobertura, bastante conhecida como ‘minuto a minuto’ ou ‘tempo real’”, explica Tiago.

Para Bercht, o formato live blog traz vantagens em relação ao vídeo ao vivo. “Num evento de cobertura contínua, é preciso ver um vídeo inteiro para entender um contexto. A cobertura em tempo real, por sua vez, permite compreender o todo com uma rolada da tela. Além de poder agregar os recursos multimídia, com fotos, vídeos e áudios”, justifica.

Durante o curso, os inscritos terão uma aula expositiva, mas focada no debate sobre os diversos recursos, funções, aplicações e o próprio funcionamento dos serviços de live blog. Depois, será realizado uma avaliação prática para treinar ritmo e execução dos conhecimentos apresentados.

Interessados em participar do “Coberturas em tempo real – Foto, vídeo e texto, as linguagens do live blog” deverão se inscrever pelo site Metamorfose Cursos. A qualificação poderá ser aproveitada como horas complementares pelos acadêmicos de Comunicação Social. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail graziana@metamorfosecursos.com.br.