MAIS COMUNICAÇÃO

Media training: executiva de comunicação dá dicas

media-training-comunicacao-dicas
Media training é importante para construir bom relacionamento com a imprensa (Imagem: Reprodução)

A necessidade de dialogar corretamente e construir um bom relacionamento com a imprensa é inegável. O media training é necessário para qualquer pessoa que se expõe publicamente e quer desempenhar a tarefa com clareza e precisão. É o que defende a jornalista Cristina Barude, diretora executiva da Lume Comunicação, que tem experiência de mais de 20 anos na área.

Para capacitar executivos, empresários e políticos a lidar com sua imagem profissional e da instituição que representa, é preciso aplicar um bom treinamento. Veja, abaixo, três dicas de Cristina para o sucesso do media training:

Conheça a necessidade do cliente

Crie o curso sob medida para cada grupo. Estude o perfil e as necessidades do cliente, sempre visando as fragilidades. “Dá mais trabalho fazer um levantamento sobre a imagem pública, mas é um diferencial. E o resultado é muito mais eficaz”, avalia Cristina. Além de desenvolver habilidades de comunicação, o treinamento precisa suprir a carência de conhecimento sobre como é o trabalho da imprensa.

Aplique exercícios práticos

O treinamento também compreende a avaliação do desempenho dos participantes por meio de dinâmicas e exercícios em público, com muita gravação para que os erros sejam identificados e corrigidos. “Isso é essencial para superar o medo de conceder entrevistas, muito frequente”.

Observe a comunicação não verbal

“Costumo dar atenção aos gestos e olhares”, comenta Cristna. Dicção, postura e expressão corporal devem ser abordados no treinamento. Os participantes devem passar por uma programação neolinguística para transmitir as informações com clareza, precisão e confiança.

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017