OPINIÃO

As mentiras que os “especialistas” em conversão contam

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Se você é um empresário, empreendedor digital ou alguém interessado em impedir que “verdades sem fundamento” coloquem o desempenho e a receita do seu negócio em risco, este artigo será perfeito. A ideia aqui é alertar sobre alguns mentiras do mundo do Conversion Rate Optimization (CRO), que já caíram por terra, mas que ainda são amplamente difundidos no mercado.

Para quem não conhece o CRO, ele é um conjunto de técnicas de Marketing Digital que visa extrair o maior número possível de clientes dentre os visitantes do site de uma empresa. Vale lembrar que o site muitas vezes é a principal porta de entrada de um negócio, ajudando a apresentar seu produto ou serviço e, por isso, vemos muitos “gurus” da tecnologia disseminando informações erradas sobre o assunto.

Entre as diversas opções existentes para ajudar no aumento das taxas de conversão de um site, os formulários, seja para solicitação de um orçamento, compra em e-commerce ou inscrição para testar um software, são uma das formas mais utilizadas na busca por fidelizar o visitante. Sobre este item, há quem diga que a diminuição do número de campos obrigatórios irá sempre aumentar a taxa de conversão. Porém, já foi provado, por meio de diversos cases, que nem sempre é assim, já que a inclusão de campos estratégicos, por exemplo, pode ser uma alternativa valiosa para qualificar melhor os seus leads. Outro exemplo, é a inclusão de campos que comuniquem ao visitante que você entende qual é o problema dele e que poderá ajudá-lo. Isso gera confiança em seu potencial cliente.

Quando o assunto é depoimento de clientes em seu site, muitos afirmam que mensagens negativas vão prejudicar sua taxa de conversão. Essa é outra inverdade espalhada por aí, pois os reviews negativos, podem sim, trazer mais confiança. Isso foi comprovado por uma pesquisa da Reevo, uma consultoria de marketing digital, que analisou mais de 2.5 milhões de reviews e concluiu que 68% dos usuários acreditam nos depoimentos quando se deparam com mensagens positivas e negativas dos clientes. Não é só isso, a mesma pesquisa mostrou que 95% acreditam que há censura quando se encontram apenas depoimentos positivos em um site. Mas tome cuidado nessa moderação, pois a quantidade de reviews negativos pode incentivar o efeito contrário e realmente diminuir suas taxas de conversão.

É neste sentido que digo não há verdades absolutas quando o assunto é CRO. O importante é sempre garantir que sua equipe não realize nenhuma alteração nas suas páginas ou reformulação de seu site, sem que sejam previamente testadas estatisticamente. Essa é a melhor maneira para se traçar estratégias de otimização.

Nunca deixe que gurus baseados no simples “achômetros”, determinem as diretrizes da sua empresa.

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Rafael Damasceno. CEO da Supersonic, primeira empresa brasileira empresa 100% focada no aumento das taxas de conversões de sites

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