MAIS COMUNICAÇÃO

“Meu corpo, minhas regras”: Roteirista da Turma da Mônica é ameaçada por grupos conservadores

A quadrinista Petra Leão, umas das roteiristas de Turma da Mônica Jovem, está sofrendo ameaças e ataques nas redes sociais por causa de uma frase dita por Mônica na edição 94 da revista. “Meu corpo, minhas regras! Podem discutir e debater até cansar…”, falou a protagonista dos quadrinhos criados por Maurício de Souza.

De acordo com o Nexo Jornal, a narrativa com a sentença em questão aborda se Mônica deveria ou não usar aparelho nos dentes. A protagonista usa as palavras no momento em que se mostrava irritada, contrária à intromissão dos amigos sobre sua decisão pessoal. Na internet, diversas mensagens acusam Petra e a publicação de fazer parte de uma “doutrinação esquerdista”, além de pedir a demissão da profissional do quadro da Maurício de Sousa Produções.

O trecho ganhou contornos feministas para grupos conservadores, que repassam mensagens por WhatsApp alegando que a Turma da Mônica Jovem “apoia o aborto” e os pais deveriam proibir as crianças de consumir o conteúdo das revistas. Diante da polêmica, a página oficial da revista publicou o diálogo entre Mônica e os amigos e se posicionou sobre o caso. “Há mais de 50 anos, as histórias em quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções são feitas para divertir e entreter, mas também para levantar discussões saudáveis, sempre com muito respeito a todos”.

Criadas em 2008, as histórias mensais da Turma da Mônica Jovem têm como foco os adolescentes e, por isso, abordam dilemas e linguagem próprias para o público, enquanto trabalham com referências ao universo pop. Em março, a Maurício de Sousa Produções lançou o projeto Donas da Rua, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O site colaborativo reúne depoimentos de leitoras sobre situações em que se sentiram empoderadas.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino